O governador Romeu Zema faz uma aposta de risco ao entregar a articulação política a figuras proeminentes do Partido Novo. Com Igor Mascarenhas Eto oficialmente na função de contato direto com os parlamentares e Mateus Simões em um trabalho de articulação interna, o governador entrega a uma legenda avessa à política os rumos das ações de interesse do Estado.

Claro que é possível que todo mundo se surpreenda com a ação da dupla, mas, a despeito do inegável conhecimento técnico que ambos possuem, em especial o até então vereador Mateus Simões, a impressão inicial nos círculos políticos e entre quem acompanha a política estadual é que há mais chance de que a escolha provoque um desarranjo do que o contrário.

Um ponto positivo em relação a qualquer um dos dois é o de que podem falar pelo governador. Têm pensamentos parecidos com o que foi pregado por Zema na campanha e correm menos risco de serem desautorizados pelo chefe do Executivo. Além do mais, não sofrerão com o principal problema dos anteriores: justamente o fogo amigo do partido Novo, que sabotou tanto Custódio Mattos como Bilac Pinto.

Por outro lado, além de serem figuras por quem os parlamentares, principalmente os mais tradicionais, torcem o nariz, Igor e Mateus também agregam menos em termos de apoio. O governo tira espaço de aliados mais ao centro que vinham tentando salvar as articulações para dar a um partido que já tem o poder da caneta do governador e que possui apenas três deputados na Assembleia. Óbvio que ocorre aí uma subtração em vez de uma soma.

Mas, escolhidos os nomes, é preciso aguardar o trabalho começar para qualquer análise mais ampla. O primeiro desafio já é enorme. Maior do que os dois secretários anteriores enfrentaram: conter a hoje provável derrubada do veto do governador na questão do reajuste para a segurança pública e, talvez, o das outras categorias. Se conseguirem convencer deputados, em ano eleitoral, a manterem o veto, barrando os reajustes, Igor e Mateus terão mostrado que, sim, foram subestimados. Inclusive por este que vos escreve.