Integração

Romeu Zema diz que sua eleição foi uma 'proeza' da tecnologia

O governador do Estado destacou a importância da tecnologia para a economia de recursos e citou o fim da impressão do Diário Oficial como exemplo

Por Ana Luiza Faria
Publicado em 27 de março de 2019 | 12:53
 
 
 
normal

O governador Romeu Zema (Novo) participou, na manhã desta quarta-feira (27), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da inauguração do projeto da tramitação de processos administrativos eletrônicos entre governo do Estado, Poder Judiciário e governo federal. 

Esse processo será feito por meio, a partir desta quinta-feira (28), da ferramenta SEI - Sistema Eletrônico de Informação que é um meio de comunicação direta entre as as entidades do poder judiciário, o Executivo Estadual e federal. Minas Gerais é o primeiro Estado do Brasil a adotar o sistema. Na ocasião, a ferramenta foi utilizada, pela primeira vez, para a assinatura e envio do documento de adesão ao projeto. 

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, Romeu Zema disse que sua eleição foi uma "proeza" da tecnologia. "Como candidato ao governo de Minas, de um partido que não gastou um real de recurso público, como alguém que era totalmente desconhecido, eu estou aqui por causa da tecnologia. Então eu mais do que ninguém eu posso afirmar que a tecnologia é capaz de proezas porque o que aconteceu comigo, de certa maneira foi algo semelhante", declarou.

O governador do Estado destacou a importância da tecnologia para a economia para a economia de recursos e citou o fim da impressão do Diário Oficial como exemplo. " Só com a não impressão do Diário Oficial nós vamos economizar mais de R$ 3 milhões por ano, que era o gasto que se tinha com o papel jornal e envio desse material", afirmou. 

O representante do governo federal, o diretor de normas e sistemas de logística da secretaria de Gestão do Ministério da Economia, Wesley Rodrigo Couto Lira, explicou que o SEI é uma forma digital inovadora de comunicação entre processos administrativos de maneira segura e confiável. 

"É uma infraestrutura tecnológica que permite a tramitação de processos em meio totalmente digital. O paradigma hoje na sociedade é utilizar os nossos celulares, que estão nos nossos bolsos para comunicar com as pessoas. E,a administração pública estava atrasada nesse processo. Nós temos sistemas implantados em toda a administração, mas havia uma peça que faltava nesse jogo que era enviar processos de forma eletrônica", pontuou.

Segundo Lira, a implantação dessa ferramenta vai além de economizar recursos, vai acelerar a conclusão de processos administrativos. "Antes a administração tinha que imprimir o documento, chamar uma pessoa para fazer a entrega é isso não cabe mais na nossa sociedade. A importância desse processo é reduzir custo e ter mais agilidade e ser mais eficiente para a administração" , afirmou. 
O diretor do Ministério da Economia contou que o SEI funciona, com sucesso, nos órgãos do governo federal desde janeiro. 

Também participaram do evento de assinatura do convênio de adesão o presidente do Tribunal de Justiça Nelson Missias, o presidente da Prodemge, Rodrigo Paiva, além de representantes do Ministério Público do Estado, da pasta de Fazenda e de Planejamento e a Gestão de Minas Gerais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!