EDUCAÇÃO

Sindicato denuncia recolhimento de cartazes em evento na Cidade Administrativa

Professores reivindicavam pagamento do piso da educação, mas o material foi recolhido pela equipe ligada ao governo de Minas. A agenda também envolve a União

Por Gabriel Ronan
Publicado em 19 de março de 2024 | 12:05
 
 
 
normal

Integrantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) denunciam o recolhimento de cartazes durante o lançamento do Programa Pé-de-Meia, na Cidade Administrativa, na manhã desta terça-feira (19). De acordo com um vídeo ao qual a reportagem teve acesso, membros da segurança ligados ao governo de Minas recolhem o material, que cobrava o pagamento do piso salarial dos professores da rede pública estadual. 

De acordo com fontes da entidade sindical, outras categorias exibem cartazes no evento. O recolhimento do material do Sind-UTE/MG teria ocorrido para garantir a segurança da agenda. Na gravação, é possível ver homens revistando bolsas de professoras. “A senhora pode fazer manifestação lá fora. Aqui dentro, não é permitido”, diz um dos seguranças. 

Questionado pelas professoras se a decisão partia direto do gabinete do governador Romeu Zema (Novo), o segurança rebate. “Esse evento aqui é do ministro da Educação (Camilo Santana). Pediram para fazer uma segurança boa. A segurança boa é dessa forma: a gente olha a bolsa das pessoas”, afirma o homem. Na sequência, ele diz que o material será devolvido após a programação. 

Em nota, a administração estadual esclareceu que "todos os eventos em ambientes fechados com a presença do governador e de outras autoridades, o uso de cartazes e faixas não é permitido por questões de segurança”. O governo ainda destacou que “todos os presentes foram informados, na entrada do referido evento, sobre as regras de participação. No caso de descumprimento das normas, como é a situação relatada no vídeo, o Gabinete Militar do Governador (GMG) atua para garantir a segurança de todos".

O evento acontece no auditório JK, localizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, sede do governo estadual. O ministro Camilo Santana está em Belo Horizonte para lançar o programa Pé-de-Meia, em Minas Gerais, que busca combater a evasão no ensino médio a partir do repasse de R$ 200 aos estudantes de escolas públicas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!