No final da noite desta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o presidente Bolsonaro afirmou em seu perfil no Twitter que acredita que ‘todos têm a mesma cor’, ‘que existem homens bons e maus’ e ‘que são nossas escolhas e valores que fazem a diferença’.

Segundo o presidente, o Brasil tem uma cultura diversa e somos um povo miscigenado. “Não nos deixemos ser manipulados por grupos políticos’, pediu.

 

Indignação

O país amanheceu estarrecido neste 20 de novembro com a notícia do espacamento e morte de um homem negro, por dois seguranças de uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre. O laudo da necropsia apontou que João Alberto Silveira Freitas morreu asfixiado.

O episódio brutal foi filmado por populares e viralizou nas redes. Nas imagens é possível ver que Beto, como era conhecido, apanha muito enquanto é imobilizado pelos funcionários.

A indignação causada pelas imagens alimentaram protestos contra o racismo em todo o Brasil, com registros na capital mineira, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Em Belo Horizonte, manifestantes ocuparam a unidade do Carrefour localizada na av. Afonso Pena e gritaram palavras de ordem: ‘Povo negro unido é povo negro forte’.

O lema ‘Vidas Negras Importam’ também tomou as redes de celebridades brasileiras.