Barreira

Transição critica Pimentel: ‘Não faz questão de nos ajudar’

Mateus Simões diz que governo dificulta liberação das senhas de acesso ao sistema do Estado

Por Bruno Mateus
Publicado em 24 de novembro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

O coordenador da equipe de transição do governador eleito Romeu Zema (Novo), o vereador licenciado Mateus Simões, também do Novo, voltou a criticar a gestão do Fernando Pimentel (PT) pela não liberação de senhas para que ele tenha acesso ao sistema interno do governo.

Segundo Simões, a administração petista, até o momento, só permitiu o acesso ao Sisplag, que é o sistema da Secretaria de Planejamento e Gestão, e isso, segundo ele, é insuficiente para a compreensão de todos os dados.

“Achar que para governar o Estado eu só preciso dos dados que eles querem liberar é de uma ingenuidade ou de uma má-fé impressionante”, afirmou Simões. Segundo ele, Pimentel age com má vontade na relação com a comissão de transição e não coopera com os trabalhos.

“Há claramente uma percepção de que ele não faz questão de nos ajudar. Como ele mesmo disse, ele não tem obrigação legal de fazer isso”, completou.

Mateus Simões foi ainda mais incisivo. Para ele, a gestão petista é impopular e, ao criticar o fato de o Partido Novo ter conseguido cerca de 2.400 inscrições de voluntários para os trabalhos de transição, mostra “um claro recalque”.

Sobre a proximidade do mandato de Pimentel e o que o petista pretende deixar de legado, Simões pontuou: “É um governo que está terminando como quem quer ser esquecido. Talvez seja esse o plano. Insucessos tão graves garantiram a exclusão de Pimentel do segundo turno das eleições”.

Embora diga que a relação entre ambas as equipes, à exceção da questão da liberação da senha ao sistema do Estado, seja de respeito, Simões reitera que há pontos graves de desavença. Um deles é que a futura gestão vê “o Estado em uma situação muito mais grave do que eles estão anunciado”.

Além disso, ele diz que a situação atrapalha os trabalhos da equipe. “Se você me perguntar quanto o Estado deve aos municípios com base nos dados oficiais, é impossível eu responder”, argumentou. Simões acrescenta que um levantamento detalhado sobre a dívida já foi solicitado à Associação Mineira de Municípios (AMM) e aos prefeitos do interior: “É inacreditável me submeterem a isso”.

Segundo a assessoria de imprensa do governo de Minas, as declarações do vereador Mateus Simões não merecem nova resposta.

Lei

Por meio da assessoria de imprensa, a equipe de Romeu Zema disse nesta sexta-feira (23) que o artigo 2º da Lei 19.434, de 11 de janeiro de 2011, assinada pelo então governador, Antonio Anastasia (PSDB), afirma que “a comissão de transição terá pleno acesso às informações relativas às contas públicas, aos programas e aos projetos do governo estadual”. Portanto, se não houver cessão das senhas de acesso aos sistemas, a lei será infrigida, diz a nota.

Zema discute políticas públicas em SP

Debate

Em um fórum de líderes empresariais promovido pela organização Comunitas nesta sexta-feira, em São Paulo, o governador eleito, Romeu Zema (Novo), debateu melhorias que podem ser implementadas na gestão pública. Segundo ele, o setor é, “tradicionalmente, avesso a inovações e mudanças, por sua própria estrutura”.

Parceria

Para Romeu Zema, as organizações civis podem contribuir em projetos para melhoria de saúde, da educação, da segurança pública e de outras áreas.

Otimismo

No encontro, Zema disse que espera que seu primeiro ano de mandato seja marcado pela retomada do crescimento econômico e que as perspectivas de melhoras têm animado os investidores: “Estou extremamente confiante de que vamos ter um 2019 muito melhor do que foram 2017 e 2018, que estão longe de terem sido adequados à criação de empregos”.

Agenda

Neste fim de semana, tanto Zema quanto sua equipe de transição não têm compromissos oficiais. Para segunda-feira, estão programadas reuniões internas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!