O vereador afastado de Belo Horizonte Cláudio Duarte (PSL) se manifestou pela primeira vez sobre as denúncias de um possível esquema de “rachadinha” em seu gabinete, que desencadeou em uma operação da Polícia Civil, em abril deste ano. O vereador que na época chegou a ser preso temporariamente por dez dias, disse em nota enviada à O TEMPO  nessa segunda-feira (13) que inúmeras acusações contra ele caíram por terra, inclusive a possível  ameaça  que ele teria feito ao denunciante do esquema e que tudo não passou de um jogo político. “A pessoa foi ouvida e negou que houvesse qualquer ameaça. Portanto minha prisão nem deveria ter acontecido, o que mostra um jogo político muito forte para que houvesse a prisão para que justificasse a possível Cassação por quebra de decoro”, afirmou Duarte. 

Também na nota, o parlamentar afastado afirmou que até o momento, o inquérito não encontrou nada que o incriminasse, mesmo com a quebra dos sigilos bancário e telefônico . “Não acharam nenhum dinheiro comigo ou em minhas contas bancárias. Foi quebrado o sigilo telefônico e bancário e nada foi encontrado que me incriminasse”, enfatiza. 

No texto, Duarte  que desde a operação está afastado do cargo, mas continua recebendo o salário de R$ 17 mil mensais, também afirmou que vai lutar na Câmara Municipal  para continuar no mandato. 

Leia a nota na íntegra: 

Inúmeras acusações caíram por terra. Inclusive o motivo da minha prisão, alegando uma ameaça contra o denunciante. A pessoa foi ouvida e negou que houvesse qualquer ameaça. Portanto minha prisão nem deveria ter acontecido, o que mostra um jogo político muito forte para que houvesse a prisão para que justificasse a possível Cassação por quebra de decoro. Também caiu por terra a questão de desvios de dinheiro. Não acharam nenhum dinheiro comigo ou em minhas contas bancárias. Foi quebrado o sigilo telefônico e bancário e nada foi encontrado que me incriminasse. Para conhecimento da verdade, basta acessar o inquérito, o qual está acessível a qualquer cidadão para a devida averiguação. Portanto, peço a todos os que não compactuam com essa velha política suja e macabra, que estejam caminhando ao meu lado, no sentido de se fazer justiça e manter o meu mandato para que eu possa estar do lado de vocês, meus amigos e pessoas do bem, fazendo sempre o melhor para a cidade de Belo Horizonte. 
Conto muito com todos nesse sentido. Mostraremos a verdade dos fatos em nossa defesa junto ao Judiciário e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. No mais, confio na justiça de Deus e dos homens.

Vereador Cláudio Duarte