Troca de partido

Vereador de BH detona PSDB após mudar para o MDB: 'foi muito desonesto comigo'

O novo presidente municipal começou a passar recadinho pra mim, como se eu fosse estudante do jardim de infância, afirmou o parlamentar

Por Gabriel Ronan e Letícia Fontes
Publicado em 01 de abril de 2024 | 15:58
 
 
 
normal

O vereador Henrique Braga deixou o PSDB atirando contra o partido pelo qual venceu seis eleições para o cargo. Nesta segunda-feira (1º), na primeira reunião em plenário após a filiação ao MDB, o parlamentar acusou os tucanos de chantagem. 

"O PSDB foi muito desonesto comigo. Durante seis mandatos, sempre cumpri com tudo que determina o estatuto do partido. Conversei, no ano passado, com a liderança máxima do partido (o deputado federal Paulo Abi-Ackel), e depois trocaram a liderança municipal (assumiu o ex-deputado estadual João Leite). E o novo presidente municipal começou a passar recadinho pra mim, como se eu fosse estudante do jardim de infância. Nenhum deles teve a hombridade de falar comigo. Sempre me ameaçando, me chantageando, de que eu não teria legenda. Eu queria dizer pra vocês que a única coisa que me tira do PSDB é a minha dignidade, a minha honestidade e a minha transparência", disse.

Nos bastidores, o desgaste de Henrique Braga com o PSDB acontece porque João Leite deve ser candidato a vereador em BH, após não conseguir a reeleição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2022. Os dois têm eleitorados de perfil parecido, pois são ligados à igreja evangélica. Assim, o partido teria privilegiado João Leite, até porque o ex-jogador de futebol goza de mais prestígio interno, sendo sido, inclusive, candidato à Prefeitura de BH em pleitos anteriores. 

Nem mesmo a candidatura de João Leite à PBH neste ano está descartada. Em evento em um hotel na Savassi, no último dia 21, com a presença do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, as lideranças tucanas fizeram coro por mais uma candidatura de João Leite à PBH, mas o próprio ex-deputado foi evasivo. 

Procurado, João Leite afirmou que tem muito respeito pelo vereador Henrique Braga e negou ter mandado qualquer tipo de recado ao parlamentar. "Somos companheiros de partido há muitos anos", disse. A reportagem entrou em contato com o deputado Paulo-Abi-Ackel, mas não obteve retorno. 

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!