O governador mineiro, Romeu Zema (Novo), parabenizou o presidente eleito na Argentina, Javier Milei, por sua vitória sobre o candidato representante da esquerda e do peronismo no país, Sergio Massa. O chefe do Executivo de Minas optou por uma publicação ressaltando aspectos ideológicos do futuro presidente e desejando sorte aos argentinos.
“Parabenizo o presidente eleito Javier Milei. Que a Argentina retome o desenvolvimento com a defesa da liberdade e da propriedade privada, com avanço na vida dos argentinos. O trabalho será árduo para consertar o que a esquerda fez e colocar o país de novo nos trilhos. Boa sorte”, disse.
Javier Milei foi eleito com críticas à esquerda, ao presidente Lula, e às relações institucionais entre Brasil e Argentina. Durante a campanha afirmou que, caso eleito, iria tirar a Argentina do Mercosul, bloco econômico que reúne países da América do Sul e que tem o Brasil como principal liderança econômica.
O presidente Lula também fez uma publicação para parabenizar o povo argentino pelo processo eleitoral feito de forma democrática. Mas não citou o nome do candidato vencedor Javier Milei e preferiu dizer apenas que reconhece a democracia argentina e que o Brasil estará “à disposição para trabalhar junto” do país vizinho.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, afirmou.
Ressentimentos
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou aos jornalistas nesta segunda-feira (20) que apoia a ideia de o presidente Lula entrar em contato com Javier Milei somente após o argentino pedir desculpas ao petista. Na avaliação do ministro, o presidente eleito na Argentina ofendeu Lula de "forma gratuita" durante a campanha eleitoral.
Outro ministro de Lula, Alexandre Silveira, acredita que é uma questão de tempo até Javier Milei entrar em contato com Lula e que a relação entre os dois países seguirá de forma colaborativa e republicana.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por outro lado, demonstrou alegria com a vitória de Milei e afirmou que irá à posse do presidente eleito na argentina.