É extremamente comum ter ácaros 'morando' dentro de casa, como em colchões, travesseiros e almofadas. Mas, você sabe que alguns desses bichinhos vivem nos cílios humanos? Sim, há ácaros vivendo nos seus olhos (e isso é mais comum do que parece). Trata-se do ácaro Demodex, que se acomoda na região dos olhos e outros poros do rosto de quase todo mundo.

Os Demodex, também conhecidos como 'ácaro do cílio' é um pequeno artrópode (da família das aranhas) que, mesmo adultos, podem medir até 0,4mm de comprimento, os tornando praticamente invisíveis a olho nu. É bastante normal que eles vivam na base dos cílios, se alimentando de gordura e células mortas da pele. 

Por ter sensores bastante funcionais de luminosidade, o ácaro sai dos poros durante e a noite para se alimentar e retorna durante o dia. Eles vivem por cerca de duas semanas.

Ácaros Demodex vistos em microscópio | Foto: ROSE COTTAGE VETERINARY CENTRE

(Quase) todo mundo tem

Um médico e influencer usou suas redes sociais para chamar a atenção dos seguidores sobre a presença desses pequenos 'vizinhos' nos rostos, sendo ele mesmo o modelo. No vídeo que já acumula milhões de visualizações, o dermatologista Scott Walker coloca uma fita adesiva transparente no rosto durante a noite e, ao acordar, a visualiza no microscópio. 

Para o espanto dos seguidores, ele encontra diversos ácaros se mexendo, e em outro vídeo, dois deles estão, inclusive, acasalando. 

@denverskindoc I, for one, welcome our microscopic divas with open pores 😘 #demodex #demodexmite #pores #dermatologist #science #nerd #oilglands #diva #microscopicdiva #microbiology ♬ original sound - Dr. Scott Walter | Derm

Não se assuste!

Apesar de parecerem assustadores, os ácaros demodex são, em geral, inofensivos. Acredita-se que todas as pessoas, em algum momento da vida, terão a pele 'invadida' por eles, e essa presença não produz nenhum tipo de sintoma ou incômodo.

Uma pesquisa, inclusive, encontrou os ácaros do cílios em 80% das pessoas maiores de 60 anos que, até os 70 anos, 100% das pessoas terão uma infestação desses bichinhos pelo menos uma vez.

Se eles estiverem em abundância, porém, podem causar irritações no olho ou blefarite, uma inflamação das pálpebras. Nesses casos, é importante procurar um oftalmologista para fazer a limpeza do olho e evitar desconfortos.

Demodex folliculorum Mite on Skin
Imagem ampliada do ácaro demodex | Foto: University of Reading