VITÓRIA DE PESO

Com polêmica sobre falta de fair play, América bate o Santos e cola na liderança da Série B

Partida foi marcada por gol polêmico de Renato Marques, quando goleiro do Santos havia acusado uma lesão; Juninho fez o gol da vitória do Coelho

Por Frederico Teixeira
Publicado em 24 de maio de 2024 | 23:32 - Atualizado em 24 de maio de 2024 | 23:50
 
 
 

Em duelo marcado por gol polêmico, acusação de falta de fair play e até pedido de desculpas de jogador do time vencedor, o América bateu o Santos por 2 a 1 na noite desta sexta-feira (24), no Independência, na abertura da sétima rodada da Série B do Brasileiro, e colou na liderança da competição, que é do próprio Peixe. As equipes somam 15 pontos, com a equipe paulista levando vantagem apenas no número de vitórias (5 contra 4).

A partida começou equilibrada, mas a primeira chance clara foi do Santos, quando Gil aproveitou a bola que sobrou após disputa pelo alto, mas ela acabou subindo demais.

Aos 14, veio o lance polêmico. O goleiro João Paulo, do Santos, consegue evitar a chegada de Renato Marques, mas acusa uma lesão na hora de chutar a bola. O atacante americano, entretanto, dá sequência no lance e chuta para o fundo do gol vazio.

Os jogadores do Santos ficaram revoltados com o que consideraram falta de fair play e partiram pra cima do atacante do Coelho. Entretanto, como não havia apitado no momento em que João Paulo acusou a lesão, o árbitro Wilton Pereira Sampaio teve que validar o gol.
 
Após a confusão, a bola voltou a rolar, com Gabriel Brazão, revelado no Cruzeiro, assumindo o gol do Santos. E o clima ficou mais quente. Principalmente nos lances em que havia a participação de Renato Marques.

Atrás no placar, o Santos se lançou mais ao ataque. Otero teve uma oportunidade, mas a defesa do Coelho conseguiu evitar. Entretanto, na sequência, não teve escapatória: Otero driblou Mateus Henrique e chutou forte. Dalberson fez a defesa parcial e, no rebote, Escobar ajeitou para Willian empatar.

Desculpas

Capitão do América, o volante Juninho, jogador com maior número de partidas pelo Coelho, aproveitou o intervalo para pedir desculpas pelo lance do gol de Renato Marques: "Nós falhamos". E reconheceu que a polêmica acabou tirando o time um pouco do foco.

E na volta do segundo tempo, o América colocou a cabeça no lugar e voltou a ter mais presença no ataque, quase marcando logo no início: Mateus Henrique chutou de fora, a bola desviou no meio do caminho e carimbou as duas traves de Gabriel Brazão. Na sobra, Alê ainda finalizou, mas o goleiro fez a defesa.

Em busca da vitória, Cauan de Almeida começou a fazer mudanças no Coelho: Benítez entrou na vaga de Moisés, Vitor Jacaré no lugar de Fabinho e Daniel Borges substituiu Mateus Henrique, que acusou uma lesão.

O Santos seguia pressionando. E teve chances. Primeiro com Joaquim, de cabeça, que Dalberson defendeu. Mas no momento em que recebia pressão, o América conseguiu chegar ao gol da vitória.

Adyson cruzou rasteiro, Benítez viu a presença de Juninho e deu a assistência para o capitão colocar no canto direito de Gabriel Brazão.

Dali em diante, o Santos partiu para o tudo ou nada.  O zagueiro Gil, por exemplo, passou a atuar quase como um atacante. E, nesse momento, o goleiro Dalberson mostrou serviço, fazendo grandes defesas.

Ao apito final, celebração total do América, que segue invicto - tanto na Série B, tanto como mandante na temporada.

O América agora volta a campo no dia 4 de junho para enfrentar o Paysandu, fora de casa.

 


Ficha Técnica

América 1x2 Santos

América
Dalberson; Mateus Henrique (Daniel Borges), Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Alê e Moisés (Benítez); Fabinho (Vitor Jacaré), Renato Marques (Brenner) e Adyson (Felipe Azevedo). Técnico Cauan de Almeida

Santos
João Paulo (Gabriel Brazão); JP CHermont (Hayner), Gil, Joaquim e Gonzalo Escobar; Tomás Rincón (Nonato), Diego Pituca, Giuliano e Otero (Serginho); Weslley Patati (Patrik) e Willian. Técnico: Fábio Carille

Motivo: 7ª rodada Série B 2024
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Gols: Renato Marques, 14, Willian, x do 1º; Juninho, 22 do 2º
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Wagner Reway (ES)
Cartões amarelos: Adyson, Marlon, Éder, Benítez (A); Willian, Fábio Carille (S)
Público: 7.303
Renda: R$100.450,00

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!