O América perdeu para o Tombense em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro neste sábado (8 de fevereiro). O único gol da partida foi marcado por João Pedro, emprestado pelo Cruzeiro à equipe de Tombos, no final do primeiro tempo.
O Coelho iniciou a partida com o time modificado. Lateral-esquerdo de origem, Marlon jogou como ponta, com Paulinho sendo o responsável pela lateral. Foi por aquele lado que o Tombense concentrou suas principais jogadas ofensivas na primeira metade da partida. O América pouco conseguiu fazer.
No segundo tempo, com duas mexidas, o técnico William Batista conseguiu colocar o Coelho ofensivo. Um gol olímpico de Kauã Diniz chegou a ser anulado, mas o time abusou das jogadas aéreas, que não assustaram. Na segunda metade da etapa final, o Gavião Carcará também viu um pênalti marcado em campo ser invalidado pela arbitragem de vídeo.
Com o resultado da partida, o América agora vai precisar “secar” o Athletic e o Atlético nas partidas deste domingo (9 de fevereiro). Com 12 pontos, o América está empatado com o time de São João del Rei em pontos. Uma vitória do Esquadrão neste domingo contra o Uberlândia anularia as chances de o Coelho classificar como o primeiro do grupo. A disputa ficaria com o Atlético pela classificação como o segundo melhor colocado do campeonato. O Galo enfrenta o Cruzeiro neste domingo e, se vencer o Clássico e a última partida, se classificaria.
O América encerra a primeira fase do campeonato na próxima quarta-feira (12 de fevereiro) contra o Aymorés às 19h45.
Primeiro tempo
O jogo começou sob forte calor na cidade de Tombos. Os dois times ensaiaram pressão alta nos primeiros minutos, mas perderam a intensidade. Logo aos 30 segundos, o Gavião Carcará conseguiu finalizar no gol de Matheus Mendes após uma jogada pelo lado esquerdo, mas sem muito perigo. O Coelho chegou com uma cabeçada depois de um escanteio aos 5 minutos, mas sem exigir grande defesa de Matheus, goleiro do Tombense.
O jogo ficou morno, com o Coelho produzindo pouquíssimo. Foi o Tombense que apareceu mais vezes no ataque, obrigando Matheus Mendes a trabalhar por pelo menos três vezes. Aos 29 minutos, foi feita a parada de reidratação. Após a volta, o Tombense continuou melhor e explorando os lados do campo.
Foi em uma jogada pelo lado direito que saiu o primeiro gol do jogo aos 42 minutos. Após bola rebatida na pequena área, João Pedro aproveitou o rebote na marca do pênalti e chutou rasteiro no canto esquerdo de Matheus Mendes.
Segundo tempo
No segundo tempo, o Coelho voltou com duas mudanças. Kauã Diniz e Yago Santos entraram, enquanto Marlon e Felipe Amaral deixaram o campo. As mexidas surtiram efeito e o Coelho se fez mais presente no ataque logo nos primeiros minutos da etapa final.
A reação americana poderia ter iniciado com um gol olímpico aos 12 minutos, quando Kauã Diniz bateu o corner direto para as redes. O VAR chamou e a arbitragem marcou falta de Miquéias no goleiro Matheus, do Tombense. Mesmo com o gol anulado, o América permaneceu em cima e abusou dos cruzamentos.
Só aos 21 minutos a equipe de Tombos conseguiu chegar pelos lados e Douglas Coutinho cabeceou com certo perigo. Na metade final do segundo tempo, o Coelho pareceu ter perdido o gás e o Tombense emplacou algumas jogadas perigosas. Aos 28 minutos, o Carcará teve um pênalti assinalado, mas após 4 minutos de checagem, o árbitro de vídeo marcou impedimento na origem da jogada.
David Lopes foi acionado por William Batista após o pênalti para o Tombense ser anulado. As bolas alçadas na área continuaram a ser a toada do América, mas sem muito perigo.