O América se prepara para uma dupla rodada fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesse sentido, o Coelho terá a oportunidade de conseguir uma sequência que não alcança há quase três anos: vencer duas partidas como visitante de maneira consecutiva.

Primeiro, o América visita o Avaí, neste sábado (26), às 20h, em Florianópolis-SC, pela 5ª rodada. Depois, o time do técnico William Batista encara o Operário-PR, no próximo dia 4, às 20h30, em Ponta Grossa. 

Se vencer as equipes do Sul do Brasil, o América vai ganhar dois jogos como visitante em sequência pela primeira vez desde outubro de 2022. No período em questão, o Coelho bateu seguidamente o Ceará (2 a 1, no Castelão) e o Fluminense (2 a 0, no Maracanã), em jogos válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro daquela temporada.

Histórico recente negativo

O desempenho como visitante pode ser apontado como um dos fatores que impediu o América de conseguir o acesso à Série A no ano passado. Na Série B de 2024, o Coelho venceu apenas dois dos 19 jogos que teve fora de casa. Ambos os triunfos aconteceram em Campinas-SP, contra Guarani e Ponte Preta, equipes que foram rebaixadas para a Série C.

Por causa da escassez de vitórias fora, o América foi o quinto pior visitante da Segundona do ano passado. Para além dos dois triunfos, o Coelho acumulou 10 derrotas e sete empates. Dada a pontuação total do time americano na Série B do ano passado, portanto, apenas 22% dos pontos da equipe vieram de confrontos longe da Arena Independência.

Neste ano, o primeiro desafio fora de casa na Série B terminou com saldo negativo. Jogando em Belém, no Pará, o Coelho perdeu para o Remo por 2 a 0.

Para além da Série B

Vale ressaltar que o desempenho ruim do América longe de seus domínios já custou caro neste ano, para além da Segundona. Em fevereiro, em jogo único válido pela primeira fase da Copa do Brasil, o Coelho perdeu por 1 a 0 para o Cascavel, no Paraná, e desperdiçou a chance de avançar na competição e arrecadar premiações milionárias com ela.