O presidente do América, Alencar da Silveira Júnior, criticou a atuação da arbitragem de Yuri Elino Ferreira da Cruz e do VAR Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, no jogo contra o Cuiabá, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terminou com derrota do Coelho por 3 a 1 e foi marcada por um pênalti polêmico no primeiro tempo.

Nas redes sociais, Alencar se manifestou sobre o lance envolvendo o zagueiro Bruno Alves, do Cuiabá, e o lateral Mariano, que originou o pênalti contra o América, quando a equipe vencia por 1 a 0. O dirigente do Coelho, que deixará o cargo nos próximos dias após ser indicado para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), afirmou que não pode acionar a CBF, mas cobrou providências da SAF alviverde.

"Infelizmente, eu, como presidente da associação, não posso ir à CBF falar em nome do América SAF. Mas espero que o nosso presidente faça isso, porque pênalti como esse que o juiz marcou não existe. É duro... a arbitragem no Brasil é muito ruim", escreveu.

Má fase

Após a derrota para o Cuiabá, o América conheceu sua quarta derrota seguida na Série B. Antes do tropeço na Arena Pantanal, o time de Enderson Moreira já havia perdido para Athletic, Novorizontino e Chapecoense. Esta é a primeira vez no ano em que o América perde quatro jogos seguidos.

A equipe alviverde está na 15ª colocação na tabela da Segundona, com 20 pontos, apenas um a mais que a Ferroviária, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento.