Derrotado pelo Goiás em partida realizada no sábado (23 de agosto), o América depende de tropeços dos quatro últimos colocados na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro para não entrar na zona de rebaixamento. Com o último resultado, o Coelho completou a marca negativa de nove jogos sem vitória (sete derrotas e dois empates).
Atualmente, o alviverde mineiro ocupa a 16ª posição da tabela, bem próximo da degola. Agora comandado por Alberto Valentim, o Coelho soma 22 pontos, assim como ambos os colocados seguintes. O Paysandu e o Amazonas, últimos da tabela, somam 21 pontos na competição.
O Volta Redonda, 17º colocado na tabela, encara a Ferroviária neste domingo (24), às 18h30, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Já o Botafogo-SP, time seguinte na colocação, enfrenta o Vila Nova na segunda-feira (25), no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).
O 19º colocado, Paysandu, tem partida contra o Operário marcada também para este domingo, às 16h, no Estádio Banpará Curuzu, em Belém (PA). Amazonas FC, lanterna da competição, também joga na segunda-feira, contra o Avaí, às 21h30, no Ressacada, em Florianópolis (SC).
Se o Volta Redonda vencer a Ferroviária, ou se o Botafogo-SP derrotar o Vila Nova, o Coelho já cairá para a 17ª posição. Além disso, triunfos de Paysandu contra o Operário ou do Amazonas diante do Avaí também empurrariam o time mineiro para a zona da degola, já que todas essas equipes podem alcançar ou superar os 22 pontos que o alviverde soma até aqui.