Na partida diante do Coritiba, na Arena Independência, o América confirmou o sétimo rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. No confronto seguinte, o Coelho perdeu para o Vasco em São Januário e estagnou nos 21 pontos. Nas próximas quatro partidas, o time precisa fazer ao menos sete pontos para evitar a pior campanha em Campeonato Brasileiro.
Em 2016, quando foi rebaixado pela quinta vez, o América fez 28 pontos nas 38 rodadas disputadas naquele ano. Naquele ano, foram sete vitórias, sete empates e 24 derrotas. O time fez 23 gols e levou 58, terminando o campeonato com um saldo negativo de 35 gols.
No formato do Campeonato Brasileiro com 20 clubes, como atualmente, o América caiu, ainda, nos anos de 2011 e 2018. Nessas situações, entretanto, a pontuação ficou bem acima do cenário atual, com 37 e 40 pontos, respectivamente.
Para evitar a campanha trágica de 2016, o elenco americano precisará de sete pontos nos próximos 12 em disputa, um aproveitamento de 58%. Atualmente, Palmeiras e Botafogo conseguiram 60% dos pontos disputados (o alvinegro tem uma partida a menos), enquanto o Grêmio, terceiro colocado, tem 57% de aproveitamento. O Red Bull Bragantino, que também tem um jogo a menos, fecha o G4 com aproveitamento de 59%.
A questão é que os próximos desafios do América são duros. O Coelho vai enfrentar equipes que lutam pelo título e contra o rebaixamento. O próximo duelo, no domingo (26 de novembro), será contra o Flamengo, em Uberlândia. O rubro-negro, que terá a maior carga de ingressos, ainda luta por uma vaga direta na Libertadores e até por título, já que tem um jogo a menos em relação a Palmeiras, Grêmio e Atlético.
Depois, o Coelho sai para pegar o Palmeiras em São Paulo, com o Verdão de olho na taça. Na penúltima rodada, o América enfrenta o desesperado Bahia que, atualmente, é o primeiro time na zona do rebaixamento. O América encerra a participação no campeonato contra o Goiás, fora de casa, com a equipe esmeraldina podendo se livrar da zona da degola a depender dos próximos resultados.
Após a derrota para o Vasco, o técnico Diogo Giacomini garantiu que todos os atletas vão dar o melhor nos quatro jogos que restam para o Coelho. A ideia é o time "cair de pé", nas palavras do comandante.