Com o risco de não se classificar para às semifinais do Campeonato Mineiro, o América entra em campo no próximo sábado (12), diante do Uberlândia com um time alternativo. As duas equipes se enfrentam pela 10ª rodada do Estadual em jogo marcado para às 19h, no Estádio Parque do Sabiá. Figurando entre os quatro primeiros colocados desde 2016, ano que foi campeão pela última vez, o Coelho tem uma difícil missão pela frente. Nas duas últimas rodadas da fase de classificação precisa vencer e torcer para que a Caldense não derrote seus adversários.

Visando o duelo contra o Barcelona de Guayaquil na próxima terça-feira (15), Marquinhos Santos vai poupar o time principal, e com isso pode repetir a mesma escalação do jogo contra o Villa Nova, na última rodada. Para manter o sonho de se classificar às semifinais, o América precisa vencer o Uberlândia e depois o Tombense, na última rodada, para chegar aos 20 pontos. A Veterana, por sua vez, precisa perder seus dois jogos, contra o Athletic e o Atlético, respectivamente, ou então, perder um e empatar o outro. Se isso acontecer o time de Poços de Caldas terminaria a fase classificatória com 19 pontos.

O América também pode se classificar mesmo se a Caldense empatar suas duas partidas, mas para isso o Coelho tem que vencer seus dois jogos. As duas equipes ficariam com 20 pontos, porém, o saldo de gols salvaria o time comandado por Marquinhos Santos. Hoje, América e Caldense têm três gols de saldo, e se o Coelho vencer o Uberlândia e o Tombense, e a Veterana empatar contra o Athletic e o Galo, o time da capital poderia superar a equipe do Sul de Minas.

A última vez que o América não ficou entre os quatro primeiros do Mineiro foi em 2015. Naquele ano o Alviverde terminou a fase classificatória na quinta posição com 20 pontos, assim como o Tombense, que ficou em quarto, mas a equipe de Tombos levou vantagem no número de vitórias (6 a 5). Caldense, Cruzeiro e Atlético ficaram com as primeiras posições, respectivamente.

Em 2013, o Coelho também não se classificou para a semifinal. Na pior campanha dos últimos 10 anos, terminou a primeira fase do Estadual na oitava posição com apenas 12 pontos. A tímida trajetória do América teve três vitórias, três empates e cinco derrotas.