O Coelho colocou fim à sequência de jogos sem vitória e saiu da zona de rebaixamento ao bater o Goiás por 1 a 0, neste domingo (3), no Independência. Após um primeiro tempo com muitas chances perdidas, o único gol do jogo veio dos pés de Henrique Almeida, no segundo tempo. O atacante saiu do banco para substituir Wellington Paulista, que sentiu dor na coxa direita.
O placar poderia ter sido mais elástico. Henrique Almeida ainda teve duas chances claras no fim do segundo tempo. Uma parou nas mãos de Tadeu e a outra, no travessão. Por outro lado, o Goiás também perdeu muitos gols.
Agora, com 18 pontos, o Coelhão saltou para 13º lugar e fica nesta posição pelo menos até a partida entre Bragantino e Botafogo, nesta segunda-feira (4), em São Paulo. Caso o time de Bragança Paulista pontue, o América encerra a rodada em 14º.
Na próxima segunda-feira (11), o América enfrenta o Internacional, em Porto Alegre (RS), às 20h. Para essa partida, o Coelho tem jogadores no departamento médico e ainda aguarda a situação de Everaldo e Wellington Paulista, que sentiram desconforto no jogo deste domingo. Henrique Almeida, o nome do jogo, recebeu o terceiro cartão amarelo e não joga contra o Inter.
O Goiás fica na zona de rebaixamento com 17 pontos. O próximo desafio do Esmeraldino é contra o Athletico Paranaense, no sábado (9), em Goiás.
O jogo.
O Goiás tentou surpreender o Coelho e partiu para cima logo no primeiro minuto de jogo, mas não levou grande perigo ao goleiro Cavichioli. Quem passou perto de marcar no início da partida foi o América, com Pedrinho, que pegou de primeira dentro da grande área após bom cruzamento de Cáceres, aos três minutos. A bola passou raspando a trave direita de Tadeu. Depois, Alê, aos 6 minutos, recebeu na área de frente para o gol e bateu de primeira para fora.
Não faltou movimentação na primeira etapa. Ciente de que precisava vencer para sair da zona de rebaixamento, o Coelho pressionava. Everaldo estava bastante participativo, mas o atacante sentiu dores na coxa esquerda e foi substituído por Felipe Azevedo, aos 27.
O Esmeraldino cresceu nos minutos finais e chegou a incomodar a defesa do Coelho. Se não faltou movimentação, faltaram gols. Nenhum dos alviverdes marcou na primeira etapa, apesar de grandes oportunidades criadas.
O segundo tempo começou com a mesma intensidade do primeiro, e o América assumiu o comando do jogo. Logo aos 4 minutos, Pedrinho bateu de primeira, mas o goleiro Tadeu salvou o que seria o primeiro gol da partida.
E novamente um jogador do Coelho foi substituído após sentir dores. Dessa vez, Wellington Paulista sentiu desconforto na coxa direita e deu lugar a Henrique Almeida, que quase marcou na primeira vez que tocou na bola, aos 9 minutos da etapa complementar. Ele cabeçeou no travessão.
O destino havia reservado o gol de Henrique Almeida para um pouco mais tarde. Aos 13, o atacante arrancou com a bola do meio de campo, tocou para Pedrinho na ponta direita, recebeu de volta e bateu de primeira, abrindo o marcador. O Goiás tentou responder rápido e partiu para o ataque, mas o América segurou o impeto esmeraldinho.
AMÉRICA 1X0 GOIÁS
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
América: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres (Matheusinho), Luan Patrick, Éder e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Alê; Pedrinho (Conti), Everaldo (Felipe Azevedo) e Wellington Paulista (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini.
Goiás: Tadeu; Yan Solto, Reynaldo, Caetano (Danilo Barcelos), Diego, Caio (Nicolas), Fellipe Bastos, Elvis (Dadá Belmonte), Matheus Sales (Luan dias), Vinícius (Maguinho) e Pedro Raul. Técnico: Jair Ventura.
Gol: Henrique Almeida (13')
Cartões amarelos: Henrique Almeida e Éder (América); Pedro Raul e Fellipe Bastos (Goiás).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Marcio dos Santos e Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Público: 2.339
Renda: R$ 45.479,00