Subiu de patamar! Depois de fazer a história e disputar, pela primeira vez, a Taça Libertadores 2022, o América pontuou no ranking da Conmebol e passou a ocupar a 118º posição. A lista da entidade é usada como base para a divisão dos potes para os sorteios dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana de 2023.

Quatro times brasileiros aparecem entre os dez primeiros da lista. Entre os brasileiros, o Palmeiras é o melhor colocado. No ranking geral, o Porco é o vice-líder e só fica atrás do River Plate, da Argentina. Para fechar o top 10, do Brasil ainda aparecem o Flamengo em terceiro, o Grêmio em quinto e o Athetico-PR em sétimo.  

Na temporada 2023, o Coelho irá disputar a Sul-Americana pela primeira vez na história. O sorteio para definir o chaveamento das equipes para o torneio será na quarta-feira (21), em Luque, no Paraguai. Pela frente, podem aparecer o Newell’s Old Boys e Estudiantes, da Argentina, times tradicionais do futebol sul-americano.  

Libertadores 2023 

Para chegar até a fase de grupos da competição, o Coelho teve que superar dois adversários. Na segunda fase, o América estreou no torneio e superou Guaraní-PAR na disputa por pênaltis. Na terceira fase, a cena voltou a se repetir, quando venceu o Guayaquil-EQU, também nos pênaltis.  

Já na fase de grupos, a equipe não teve um bom desempenho e terminou na última posição do grupo D, com dois pontos conquistados. Foram quatros derrotas e dois empates em seis partidas. O aproveitamento foi de 11% na disputa contra Atlético, Tolima e Independiente del Valle.