A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará nesta terça-feira (19), às 13h30 (de Brasília), os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil — entre os oito concorrentes está o América. Dos outros sete, o Coelho enfrentou, no milionário torneio de mata-mata, apenas três times: São Paulo, Fortaleza e Corinthians.

Em 1996, o Coelho pegou o tricolor paulista em duelo válido pela Primeira Fase. Na ida, em Belo Horizonte, derrota por 2 a 1. Na volta, em São Paulo, o clube alviverde perdeu por 4 a 1.

Mais recentemente, em 2016, o time encarou os cearenses pela Terceira Fase da Copa do Brasil. No Independência, vitória por placar mínimo, com gol do lateral-esquerdo Danilo Barcelos. Mas no Castelão, decepção: derrota por 4 a 1, com o único gol marcado pelo mesmo atleta.

Já em 2020, cuja temporada foi a melhor do clube na história da competição, América e Corinthians jogaram pelas oitavas de final, e a equipe mineira levou a melhor, sob o comando de Vagner Mancini, treinador atualmente. Em BH, triunfo por 1 a 0, com gol de Marcelo Toscano. Na Neo Química Arena, empate por 1 a 1.

Naquela oportunidade, Fagner, do Timão, fez gol de pênalti aos 15 minutos do segundo tempo, levando a decisão para as penalidades. Aos 39, o atacante Rodolfo fez, também de pênalti, classificando o clube para as quartas de final. Na fase seguinte, o América passou do Internacional, tendo sido eliminado para o Palmeiras na semi.

Nesta temporada, o América entrou na Copa do Brasil na Terceira Fase, pois estava disputando a Libertadores. Passou pelo CSA e pelo Botafogo pelos mesmos placares: 3 a 0 na ida e 2 a 0 na volta.

Os outros times presentes nas quartas de final e que o Coelho nunca enfrentou na competição são: Athletico, Fluminense, Atlético-GO e Flamengo. No sorteio, também serão definidos os mandos de campo. Os jogos de ida serão nos dias 27 e 28 de julho, enquanto os de volta nos dias 17 e 18 de agosto.