Em 1996, dois anos após a Copa do Mundo de 1994, o América fazia história e conquistava o primeiro e único título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Agora, 27 anos depois, os garotos americanos voltam à final da competição nesta quarta-feira (25), contra o Palmeiras, às 15h30, no estádio Canindé, em busca do bicampeonato.

O técnico do Coelhãozinho, Mairon César, destaca que o título é importante, mas a experiência para os jogadores, que participam de todo esse processo, também em fundamental.  

"Claro que o título é muito importante e vamos buscá-lo, porém, o mais importante é submeter os jogadores a este cenário. Fazer parte de tudo que envolve uma final", ressaltou o treinador.  

Para o duelo decisivo contra o Porco, a expectativa é que Mairon repita a base da equipe, que vem dando resultados positivos na competição. Até aqui, o Coelho tem 100% de aproveitamento, com oito vitórias em oito partidas disputadas.  

Campeão em 1996

Na final de 1996, a equipe mineira venceu o clássico contra o Cruzeiro por 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Willian e Rinaldo. Na ocasião, o clube também revelou grandes jogadores. Dentre eles, o lateral-direito Evanilson, o zagueiro Willian e o próprio atacante Rinaldo. 

Na última edição da Copinha, o Coelho chegou até a semifinal, quando acabou sendo derrotado pelo Santos, pelo placar de 3 a 0. Depois, na final, o Peixe foi goleado pelo Palmeiras, adversário do Coelho na final de hoje, por 4 a 0. Com o resultado, o Porco foi o campeão da competição de forma inédita.   

Provável escalação do América: Cássio, Samuel, Jonathan, Júlio, Breno, Paulinho, Luan Campos, Mateus Henrique, Renato Marques, Theo e Adyson.Técnico: Mairon César 

Onde assistir  

A final da Copinha 2023 entre América x Palmeiras, no estádio Canindé, na cidade de São Paulo, às 15h30, será transmitida pelo SporTV e pela Rede Vida.