Atlético e Botafogo estão garantidos na final da Libertadores de 2024. A partida será no sábado, dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, Argentina. No duelo entre alvinegros, a Conmebol decidirá qual equipe usará seu uniforme tradicional.

A final da Libertadores é disputada em jogo único, sem mandante. À reportagem de O TEMPO SPORTS, a Conmebol informou que um dos critérios do torneio é o time com melhor campanha na fase de grupos pode ter prioridade na escolha do uniforme, conforme ocorreu nas três últimas edições. 

Na primeira fase, o Atlético teve a melhor campanha entre os finalistas e deve ter prioridade no uso da camisa número 1, nas cores preta e branca. O Galo foi líder do grupo G, com 15 pontos, e ficou em segundo na tabela geral, atrás apenas do River Plate, eliminado pelo time mineiro na semifinal. Assim, o Botafogo deve usar o uniforme número 3, na cor branca, em Buenos Aires, já que foi o segundo colocado do grupo D, com 10 pontos.

A expectativa é que a Conmebol divulgue em breve os uniformes que Atlético e Botafogo usarão na final da Libertadores. Pelo regulamento, a Direção de Competições e Operações da entidade deve informar aos clubes sobre os uniformes de cada fase com pelo menos 10 dias de antecedência, sempre que possível. O objetivo é que cada equipe utilize o primeiro uniforme, garantindo que uma vista de cores claras e outras, cores escuras, seja permitida a combinação de peças dos uniformes. Em situações extremas, as equipes podem combinar peças dos uniformes oficial e reserva.

Mas um dia antes da partida, ainda podem ocorrer mudanças. Como parte do regulamento dos torneios da Conmebol, é realizada uma reunião com representantes da entidade e das equipes, na qual os clubes apresentam os três modelos completos de uniformes de jogadores e goleiros, sem nome e número, presencialmente. O objetivo é confirmar que não há problemas de contraste entre os uniformes dos times, para não atrapalhar o trabalho da equipe de arbitragem.