O nome do português Pedro Caixinha voltou a ganhar força nos bastidores do Atlético. O profissional é cotado para assumir o cargo de treinador do Galo, que está vago desde a saída do argentino Gabriel Milito, no dia 4 de dezembro. Caixinha é bem avaliado pela cúpula alvinegra, que não conseguiu concretizar a contratação do treinador Luís Castro, tido como "plano A" do clube.

O profissional está desempregado desde a saída do Red Bull Bragantino, no dia 27 de outubro. Ele se desligou do Massa Bruta logo após a derrota para o Botafogo, por 1 a 0, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador não resistiu a sequência de sete jogos sem vitória.

+ Leia mais: Grêmio desiste da contração de Pedro Caixinha

Como jogador

Antes de se tornar treinador, Pedro Caixinha, de 54 anos, atuou como goleiro até os 28 anos, quando decidiu se aposentar. Ele defendeu o Desportivo Beja, o Penedo Gordo, o Serpa, o Favaios e o Ourique, clubes de Portugal. 

Após encerrar a carreira como atleta, Caixinha se formou em Ciências do Desporto, com especialização em futebol. O profissional também se especializou em Treino de Alto Rendimento, o que lhe rendeu licença para trabalho concedida pela Uefa (União das Associações Europeias de Futebol).

+ Português Carlos Carvalhal agrada diretoria do Galo

Carreira como treinador

Caixinha iniciou a sua carreira como treinador na temporada de 2010/2011. O seu primeiro trabalho foi no União Leiria, clube de Portugal. Ele esteve à frente da equipe em 33 jogos e somou nove vitórias, nove empates e 15 derrotas. O aproveitamento dele no União Leiria foi de 36,3%. Antes, ele havia trabalhado como auxiliar na comissão técnica do Sporting, clube português.

O seu principal trabalho foi na temporada de 2018/2019, no Cruz Azul, do México. Com a equipe, ele venceu a Supercopa do México e a Taça México Apertura. Caixinha esteve a frente do time em 55 partidas. Foram 29 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. O aproveitamento do treinador foi de 61,2%, o melhor em sua carreira.

+ Veja também: Cuca surge como opção para o Galo

Títulos

Além da Supercopa do México e da Taça México Apertura, conquistadas quando era treinador do Cruz Azul, do México, Pedro Caixinha possui outros dois títulos em sua carreira. Com o Santos Laguna, também do México, ele conquistou a Copa MX Apertura de 2014, a Liga MX Clausura de 2014/2015 e o título de Campeão dos Campeões em 2015.

Caixinha no Brasil

No Brasil, o treinador trabalhou somente no Red Bull Bragantino. Foram duas temporadas à frente do time do interior de São Paulo. Foram 124 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas. Com Caixinha, o Massa Bruta chegou a duas semifinais consecutivas do Campeonato Paulista (2023 e 2024).  

Ainda com o português, o Massa Bruta teve a melhor participação na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Na edição de 2023, o Red Bull Bragantino terminou a competição em sexto lugar, com 62 pontos. O clube conquistou uma vaga na pré-Libertadores de 2024.

Clubes onde trabalhou

  • União Leiria (Portugal)
  • Nacional (Portugal)
  • Santo Laguna (México)
  • Al-Gharafa (Qatar)
  • Rangers (Escócia)
  • Cruz Azul (México)
  • Al-Shabab (Arábia Saudita)
  • Talleres (Argentina)
  • Red Bull Bragantino (Brasil)