Além da derrota por 3 a 1 para o Botafogo na final da Copa Libertadores, o último sábado (30) marcou o fim das chances de classificação do Atlético para a edição de 2025 da copa continental também pelo Campeonato Brasileiro.

O Atlético já havia perdido uma oportunidade na Copa do Brasil, após perder na final da competição para o Flamengo no início do mês de novembro. O vencedor da copa nacional garante uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Após a derrota, restaram a final da Copa Libertadores deste ano e o Campeonato Brasileiro como forma de classificação para o Atlético em 2025. Acontece que, no período entre as finais, o clube emendou uma sequência de doze jogos sem vencer, o que o distanciou ainda mais da vaga pelo Brasileirão.

Após ser derrotado para o Botafogo, o Atlético ainda precisava aguardar os resultados dos jogos de Bahia e Corinthians para saber se ainda teria chances de se classificar para a Libertadores do ano que vem. Os dois times venceram e, por isso, acabaram as chances do Galo jogar a próxima Libertadores.

Agora, restou ao Atlético a Copa Sul-Americana e, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Galo tem 87,7% de chances de se classificar para a competição. Atualmente, o time ocupa a 13ª posição na tabela, com 44 pontos. Por outro lado, ainda segundo o departamento de estatísticas da UFMG, o clube ainda tem 0,11% de risco de rebaixamento.

O Atlético volta aos gramados e irá enfrentar o Vasco na quarta-feira, às 19h, em São Januário. Na última rodada, o adversário é o Athletico-PR na Arena MRV, domingo, às 16h, com portões fechados.