O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores da América, realizado ontem, em Luque, no Paraguai, colocou o San Lorenzo-ARG no caminho do Atlético. Ainda que enfrentar um clube argentino tão precocemente seja algo que os brasileiros normalmente prefiram evitar, fato é que o torcedor alvinegro tem ótimos motivos para acreditar que o Galo vá passar pelo Ciclón e avançar, pelo menos, até as quartas de final da competição. Nas 13 edições em que participou da Libertadores, o Galo jamais foi eliminado por uma equipe argentina nas fases de mata-mata. Foram quatro confrontos, com quatro classificações alvinegras.
Todos os encontros entre Atlético e um clube argentino no mata-mata da Libertadores aconteceram de 2013 para cá. O primeiro deles - possivelmente o mais lembrado pelos alvinegros - foi contra o Newell's Old Boys, nas semifinais do torneio em 2013. Após ser derrotado por 2 a 0 em Rosário, o Galo devolveu o placar no Independência e, nos pênaltis, garantiu vaga na decisão contra o Olimpia em busca do título inédito. E o resto é história.
Três anos depois, o Galo despachou o Racing nas oitavas de final com um empate em Buenos Aires e uma vitória por 2 a 1 no Horto. O sonho do bicampeonato parou na fase seguinte, diante do São Paulo.
Já no histórico ano de 2021, quando conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, o Atlético enfrentou nada menos que os dois maiores clubes da Argentina em sequência. Nas oitavas de final, a classificação contra o Boca Juniors foi sofrida, e só veio na disputa por pênaltis após dois empates por 0 a 0. Diante do River Plate, o Galo passeou. Depois de vencer no Monumental de Nuñez por 1 a 0, o time de Cuca atropelou o River no Mineirão por 3 a 0 e avançou às semifinais.
Algozes em 1978
Apesar de carregarem o rótulo de fregueses do Galo nas fases de mata-mata, os argentinos já foram responsáveis por uma eliminação do clube mineiro no torneio. Em 1978, Atlético, Boca Juniors e River Plate disputaram um triangular para definir um dos finalistas. O alvinegro somou apenas dois pontos nos quatro jogos que disputou e viu o Boca arrancar para mais um título continental.
Vantagem contra o San Lorenzo
Os jogos das oitavas de final serão os primeiros entre Atlético e San Lorenzo no maior torneio do continente, mas não uma novidade na história dos dois clubes, que já se enfrentaram cinco vezes. Foram três vitórias do Galo - a primeira num amistoso, em 1969, e as outras duas na fase de grupos da Copa Mercosul, em 2000.
O San Lorenzo, por sua vez, levou a melhor nos confrontos mais recentes. Em 2018, na primeira fase da Copa Sul-Americana, o Ciclón segurou um empate por 0 a 0 no Independência e garantiu vaga na segunda fase com uma vitória por 1 a 0 em Buenos Aires.