A diretoria do Atlético decidiu acionar a Fifa para cobrar do Alverca, de Portugal, uma dívida milionária referente a venda do goleiro Matheus Mendes ao clube europeu.
O jogador, revelado na base do Galo, foi negociado em agosto, com o Alverca se comprometendo a pagar 250 mil euros (cerca de R$ 1,5 milhão) por 50% dos direitos econômicos de Matheus Mendes. Entretanto, o clube português ainda não quitou seu débito.
Conforme previsto em contrato, com incidência de juros e correções, o valor atualizado do débito já estaria na casa de R$ 1,8 milhão.
Quando foi negociado ao Alverca, Matheus Mendes, de 26 anos, estava atuando pelo América, por empréstimo. Pelo clube, ele disputou o Mineiro e também foi titular da equipe no início da Série B do Brasileiro, tendo atuado em 28 partidas.
No Alverca, Matheus Mendes não tem recebido muitas oportunidades. Até o momento, disputou apenas três jogos como titular: um empate e duas derrotas, uma delas de goleada (5x1) contra o Sporting. No total, o ex-goleiro do Galo sofreu nove gols nas três partidas.
O contrato de Matheus Mendes com o Alverca estava previsto até agosto de 2028.
A informação sobre a ação do Atlético junto à Fifa foi divulgada inicialmente pelo jornalista Thiago Fernandes e confirmada pela reportagem de O TEMPO.
CARREIRA
Matheus Mendes começou sua trajetória no Atlético em 2014, quando ainda não havia completado 15 anos.
Rapidamente se destacou, ganhou a condição de titular e conquistou vários títulos na base alvinegra. Como resultado, também foi convocado para a seleção brasileira sub-20.
Em 2020, Matheus Mendes passou a treinar com o grupo profissional do Atlético, mas só recebeu as primeiras oportunidades no ano seguinte.
Entretanto, como o titular Everson atuava praticamente em todos os jogos, Mendes quase não pode jogar nas duas temporadas seguintes.
Somente em 2024, quando o titular se contundiu, foi que Matheus Mendes teve uma sequência maior, disputando 14 jogos com a camisa do Galo.
Pelo Atlético, Matheus Mendes foi campeão Brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, da Supercopa do Brasil em 2022 e pentacampeão Mineiro (2020 a 2024).