O Tocantinópolis, adversário do Galo nesta terça-feira (18), na estreia da Copa do Brasil 2025, possui pouca experiência contra equipes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

Ao longo de sua história, o clube fundado em 1989 enfrentou times da atual elite do futebol nacional somente quatro vezes. Em 2023, fez seu único jogo contra um time de Belo Horizonte.

O Papagaio recebeu em casa o América pela Copa do Brasil em um duelo marcado por um longo apagão no estádio Ribeirão.

Apagão e empate

Na partida contra o América, válida pela primeira fase da Copa do Brasil de 2023, os refletores do estádio Ribeirão se apagaram aos 26 minutos do primeiro tempo, quando o placar indicava 1 a 0 para o Coelho. 

A paralisação do jogo durou 1 hora e 20 minutos, até que a energia fosse restabelecida. No segundo tempo, o Tocantinópolis conseguiu empatar o jogo com um gol de Chico Bala, mas não obteve a virada necessária para avançar à segunda fase da competição.

Duelos contra times da Série A

Fora o Coelho, o clube da pacata cidade de 22 mil habitantes a cerca de 500 km de Palmas, já jogou contra Juventude e Athletico-PR na Copa do Brasil, equipes que assim como o Galo, também disputam a Série A do Brasileiro em 2025.

Em 2016, o estádio Ribeirão foi palco do empate do Tocantinópolis por 1 a 1 contra o Juventude. Na partida de volta, em Caxias (RS), o time tocantinense foi derrotado por 2 a 0, caindo na primeira fase da Copa do Brasil. 

Seis anos depois, o atual vice-campeão do Tocantins sofreu duas goleadas para o Athletico-PR, no duelo mata-mata pela terceira fase da Copa do Brasil de 2022. No jogo de ida, em Tocantinópolis, placar de 5 a 2 para o Furacão. Na partida de volta, 4 a 0 para o time paranaense, em Curitiba.