Com oito lesões no elenco, o técnico Cuca precisou recorrer à base para completar o elenco do Atlético que irá enfrentar o Santos, nessa quarta-feira (16), na Vila Belmiro, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao todo, oito crias da base alvinegra estarão à disposição do treinador.
Os meio-campistas David Kauã, Índio e Zé Phelipe, da equipe Sub-20, irão viajar com o time. Eles se juntam aos goleiros Gabriel Delfim e Robert, ao zagueiro Rômulo e aos meias Rubens e Bernard como os pratas da casa da delegação.
O trio, que atualmente é comandado pelo técnico Leandro Zago no sub-20, jogou contra o Corinthians nessa segunda-feira (14), pelo Brasileirão da categoria. Índio, de apenas dezessete anos, protagonizou um lance inusitado na partida, ao pegar a bola com a mão dentro da área e cometer um pênalti. O meia é considerado uma das principais promessas da categoria de base do Galo.
David Kauã
Nascido em 2005 (20 anos), o meia David Kauã começou a trajetória no futebol nas categorias de base do Resende. Em 2022, foi emprestado ao Palmeiras, onde atuou na categoria sub-20 até o fim de 2023. Em fevereiro de 2024, foi emprestado ao Atlético, antes de ser adquirido em definitivo pelo clube mineiro em setembro do mesmo ano, por € 100 mil.
David Kauã tem no seu currículo uma Copa São de Futebol Júnior. A conquista ocorreu em 2023, quando o atleta estava na base do Palmeiras. Nas categorias de base do Galo, até hoje David Kauã tem 48 jogos e cinco gols marcados. Em 2025, o meia atuou em nove partidas e colocou uma bola na rede.
Meia de origem, David também pode atuar como ponta-esquerdo
Índio
Recém-promovido ao time profissional, Hendel dos Santos Nascimento, o Índio, tem apenas 17 anos de idade e começou a caminhar no futebol em 2023, exatamente no Galo, ainda na categoria sub-17. Subiu para categoria sub-20 em 2025 e já disputou 13 jogos pela categria, com um gol marcado.
Índio também já defendeu a categoria sub-15 da seleção brasileira, em uma partida.
Zé Phelipe
Zé Phelipe tem 19 anos de idade e começou nas categorias de base do Flamengo. Em 2021, chegou ao sub-17 do Atlético e foi promovido ao time sub-20 em 2023. Pela categoria mais alta da base atleticana, Zé Phelipe fez 49 jogos, tendo marcado sete gols e dando uma assistência.
Zé Phelipe é volante de origem, mas também pode atuar como meia-central ou meia-esquerdo.