Com a pausa para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, o Atlético vai completar quase um mês sem jogos oficiais. A paralisação começou no dia 13 de junho, após a 12ª rodada Campeonato Brasileiro, e vai até o dia 12 de julho, no duelo contra o Bahia, pela 13ª rodada do torneio.
Não é a primeira vez que o Galo tem um intervalo de um mês nas atividades oficiais. E alguns torcedores ficam preocupados com uma possível perda de ritmo da equipe após um longo período sem jogos. Mas afinal, como costuma ser o retorno do Atlético das pausas? O TEMPO Sports traz agora um levantamento das últimas retomadas do time após uma ‘parada’.
2006
O ano de 2006 foi doloroso para o torcedor alvinegro, já que marcou a passagem do Atlético pela primeira divisão do futebol brasileiro. A disputa da Copa do Mundo paralisou o futebol nacional por um mês.
Até a pausa, o Atlético mantinha uma boa campanha no Brasileirão, com três vitórias e cinco empates em dez jogos. Após o retorno, o time demorou a engrenar, mas conseguiu emendar algumas vitórias para conquistar a Série B e o acesso de volta à elite do futebol brasileiro.
2010
Novamente, em 2010, o futebol brasileiro foi paralisado para a disputa da Copa do Mundo. O futebol parou no dia 6 de junho e só retornou no dia 15 de julho. Até a paralisação, o Atlético vivia um péssimo momento no Brasileirão. Em sete rodadas, foram apenas duas vitórias.
O retorno aos gramados, contra o Atlético-GO, foi marcado por uma vitória por 3 a 2, que deu esperanças ao torcedor. Mas logo o Atlético emendou uma nova sequência negativa, de seis jogos sem vencer, e passou grande parte do Brasileirão brigando para não cair para a segunda divisão.
2013
Diferente dos outros anos, em 2013 o futebol brasileiro foi paralisado para a disputa da Copa das Confederações, que seria disputada no Brasil. Apesar de ter conquistado o Campeonato Mineiro naquele ano, o Atlético começou mal o Brasileiro, com apenas uma vitória em cinco rodadas.
Isso porque o foco da equipe estava na Copa Libertadores. A primeira partida após a paralisação foi a derrota por 2 a 0 para o Newell’s Old Boys, da Argentina, na semifinal do torneio. O Galo devolveu o resultado no Horto, avançou para a final e conquistou a competição naquele ano.
2014
A Copa do Mundo de 2014 paralisou o Brasileirão na 9ª rodada. Até ali, o Galo ocupava a oitava posição, com quatro vitórias. O Galo passou o período da Copa na China, disputando amistosos contra as equipes chinesas.
Logo no jogo de volta do futebol, o Galo bateu o Lanús no jogo de ida da disputa da Recopa Sul-Americana, conquistando o título no Mineirão. O ano foi feliz para o torcedor alvinegro, que viu o Galo conquistar a Copa do Brasil em cima do Cruzeiro.
2018
A Copa do Mundo foi, novamente, motivo para a pausa do futebol no Brasil. Com 12 rodadas disputadas no Brasileirão, o Atlético ocupava a vice-liderança, atrás apenas do Flamengo.
A pausa não ajudou o Galo, que perdeu as duas partidas seguintes logo após o retorno e não conseguiu voltar às cabeças na tabela, terminando na sexta posição.
2019
A Copa América disputada no Brasil paralisou o Brasileirão por quase um mês. O Atlético foi para a pausa na 5ª posição do torneio, mas, ao retornar, não conseguiu manter o bom futebol. Foi eliminado pelo Cruzeiro nas quartas de final da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro em 13º lugar.