Em Recife, onde conheceu as instalações do Santa Cruz — clube que está em processo de se tornar Sociedade Anônima do Futebol (SAF) —, Alexandre Kalil voltou a dar sinais de seu distanciamento em relação à atual gestão do Atlético. Ex-presidente do Galo e ex-prefeito de Belo Horizonte, Kalil viajou a convite do empresário e amigo Iran Barbosa, que será o principal investidor do Santinha.

Em entrevista coletiva na sexta-feira (26/7), Kalil afirmou que não assumirá nenhum cargo no clube pernambucano, mas que pretende contribuir com sua experiência. O empresário também revelou que foi convidado para assistir à partida entre Santa Cruz e Treze, pela 14ª rodada da Série D, neste domingo (28), às 16h, no Arruda — e aproveitou para alfinetar a atual administração atleticana.

+ Kalil no Santa Cruz? Ex-presidente do Atlético se pronuncia sobre assumir SAF do time pernambucano

“É uma oportunidade também de passar um fim de semana em Recife. E ainda vou assistir a um jogo de futebol domingo ao vivo, o que não faço há muitos anos. Porque, no meu estádio, eu nunca fui convidado para assistir a um jogo. Então fui convidado pelo Santa Cruz”, declarou Kalil, em referência à Arena MRV, casa do Atlético desde 2023.

Ao lado de Iran Barbosa e do presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, Kalil reforçou que sua participação no processo de reestruturação do clube será apenas no campo da consultoria informal. “Não tenho cargo, não tenho salário, eu não mando. Não tem nomenclatura para o que eu vim fazer. Futebol não é nome, não é diretor. É filosofia. Futebol é feito do comando do futebol. Eu vim fazer uma visita a um clube que está passando por reestruturação e vou dar um pouco da minha experiência”, disse.

Mesmo em visita ao Santa Cruz, Kalil fez questão de exaltar o Atlético. “Não tem nada parecido com o Atlético. Nem o Santa Cruz, nem o Bayern de Munique, nem o Flamengo. O Atlético é a coisa mais linda que eu conheci na minha vida. O que nós colocamos no Atlético temos que fazer... e dói. Eu falei: você está preparado para doer?”, comentou.

O empresário mantém uma relação pública distante com a atual SAF do Galo, liderada por Rubens Menin, um dos fundadores da MRV Engenharia. A transição do clube para o modelo empresarial marcou uma mudança de rumos que, nos bastidores, foi acompanhada de divergências entre Kalil e os atuais dirigentes.

Kalil não esconde que jamais foi convidado formalmente para um jogo na Arena MRV, estádio que inicialmente teria o nome de seu pai e também ex-presidente do Atlético, Elias Kalil

Alexandre Kalil presidiu o Atlético entre 2008 e 2014. Sob sua gestão, o clube conquistou títulos importantes como a Copa Libertadores de 2013, a Copa do Brasil de 2014 e três Campeonatos Mineiros (2010, 2012 e 2013).

Já na política, foi prefeito de Belo Horizonte entre 2017 e 2022 e chegou a disputar o governo de Minas Gerais, sendo derrotado por Romeu Zema (Novo) no segundo turno da eleição de 2022.