O Atlético pagou o preço por duas falhas individuais em bolas paradas e foi derrotado, de virada, para o Grêmio, por 3 a 1, na Arena MRV, na tarde deste domingo (17/8), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota marcou o fim da invencibilidade alvinegra como mandante no Brasileirão.
O Galo até saiu na frente no placar e com um golaço. Aos 37 minutos da primeira etapa, Hulk cobrou falta na intermediária nos pés de Scarpa, que, de primeira, chutou sem chances para o goleiro Tiago Volpi, abrindo o placar.
E, para o Atlético, foi só. Duas falhas individuais na bola parada custaram o jogo para o Galo. Logo aos 44 minutos do primeiro tempo, o Grêmio empatou. Após cobrança de escanteio, Arana perdeu a dividida para Edenílson, que apenas encostou na bola e empatou a partida.
A virada aconteceu aos 12 minutos do segundo tempo. Marlon bateu escanteio, Alonso e Cuello se atrapalharam e a bola sobrou para Balbuena virar o jogo.
A partida ainda ficou tensa durante o segundo tempo. Aos 15 minutos, Carlos Vinicius acertou uma cotovelada no rosto de Ivan Román e foi expulso. Já aos 30, Cuello pisou no jogador do Grêmio e também levou o cartão vermelho.
Ainda deu tempo do Grêmio fazer o terceiro gol na partida. Após boa troca de passes, Aravena saiu livre na cara de Everson e ampliou o placar.
Com a derrota, o Atlético perdeu a chance de se aproximar do pelotão de cima da tabela e fica na 11ª posição, com 24 pontos. A próxima partida do Galo pelo Brasileirão será contra o São Paulo, no domingo (24). Mas, antes, o Atlético enfrenta o Godoy Cruz, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O jogo
O Atlético começou a partida pressionando em busca do resultado e, logo aos sete minutos, teve sua primeira oportunidade. Alexsander arrancou por dentro, tabelou com Reinier, a zaga tentou cortar, mas a bola sobrou para o meia que chutou para fora.
O Grêmio respondeu logo no minuto seguinte. Cristian Olivera arrancou pela esquerda e chutou, mas a bola foi para fora.
As duas equipes não criaram muitas oportunidades de gol durante a primeira etapa, que foi bem fria. Até que, aos 37 minutos, Hulk cobrou falta rasteira para Scarpa que, de primeira, chutou e marcou um golaço para o Atlético.
O Grêmio chegou ao empate ainda no primeiro tempo. Aos 44, após cobrança de escanteio, Edenílson ganhou a disputa de Arana e empatou a partida.
O segundo tempo voltou e o jogo continuou sem muitas chances. O Grêmio conseguiu a virada novamente após cobrança de escanteio. Dessa vez, aos 12 minutos, Marlon fez a cobrança, Alonso e Cuello bateram cabeça dentro da área e a bola sobrou para Balbuena virar a partida.
O gol de virada do Grêmio deixou a partida nervosa e, aos 16 minutos, Carlos Vinícius foi expulso após atingir Ivan Román com uma cotovelada.
O clima em campo seguiu quente, com várias faltas e, aos 30 minutos, foi a vez de Cuello ser expulso.
Após a expulsão do argentino, o Atlético começou a pressionar. Aos 32 minutos, Scarpa arriscou de fora da área e obrigou Volpi a fazer boa defesa.
O Grêmio ainda ampliou o placar aos 45 minutos. Após boa troca de passes, Aravena apareceu livre, sem goleiro, para marcar o terceiro gol do Tricolor.
Atlético 1 x 3 Grêmio
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025
📍 Local: Arena MRV, Belo Horizonte
📅 Data: 17 de abril de 2025
⏰ Horário: 16h (de Brasília)
⚖️ Árbitro: Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
⚽ Gols: Scarpa (Atlético); Edenílson e Balbuena, Aravena (Grêmio)
🟨 Cartões amarelos: Cuca, Hulk e Reinier (Atlético); Henrique e Carlos Vinícius (Grêmio)
Cartão vermelho: Junior Alonso e Cuello (Atlético); Dodi e Carlos Vinícius (Grêmio)
Público: 34.774
Renda: R$ 1.942.092,93
ATLÉTICO: Everson; Natanael (Biel), Iván Román (Júnior Santos), Junior Alonso e Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes) e Gustavo Scarpa; Renier (Rony), Cuello e Hulk. Técnico Cuca
Grêmio: Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann e Marlon; Cuéllar (Alex Santana), Edenílson (Aravena) e Villasanti (Dodi); Alysson (Riquelme), Oliveira (Henrique) e Carlos Vinícius