Paulo Bracks, Chief Sports Officer (CSO) do Atlético, criticou as falas de Paulo Pelaipe, diretor executivo do Cruzeiro, contra a arbitragem de Ramon Abatti Abel, escolhida para o clássico pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo será nesta quarta-feira (27), às 19h30, na Arena MRV.

“É arcaico demais fazer pressão via imprensa prévia ao clássico. Tomara que não haja erro nem para um lado e nem para outro. Aliás, Atlético e Cruzeiro têm o dever de contribuir para isso também, não só dentro de campo”, disse Bracks.

O executivo do Atlético também disse aprovar a escolha do árbitro e que torce para que a partida ocorra sem nenhuma intercorrência. “Respeitamos e confiamos na escolha da comissão de arbitragem e da CBF. Que seja um jogo sem interferência”, finalizou.

A fala acontece após Pelaipe criticar publicamente a escolha da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por Abatti Abel para apitar a partida. Em entrevista ao site Central da Toca, o dirigente do Cruzeiro revelou ter ficado preocupado com a equipe de arbitragem do confronto. “Acompanhei com muita preocupação o nome do senhor Ramon Abatti Abel para o comando da arbitragem do clássico desta quarta-feira. Foi uma infeliz indicação da comissão de árbitros da CBF. O Cruzeiro, ao longo da temporada, foi prejudicado em vários jogos. Esperamos que a partida seja decidida no campo de jogo, sem influência da arbitragem e do VAR”, disse.

Abatti Abel terá Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno Boschilia como assistentes. Já o VAR ficará por conta de Rafael Traci.

Abatti foi o dono do apito no primeiro clássico entre Atlético e Cruzeiro disputado na Arena MRV, pela 28ª rodada do Brasileirão de 2023. Na ocasião, a equipe celeste bateu o Galo por 1 a 0. Ele também apitou a goleada do Atlético em cima do Cruzeiro por 3 a 0, na 3ª rodada do Brasileirão de 2024.

Na atual temporada, Ramon Abatti apitou cinco jogos do Atlético. Foram três vitórias, incluindo a goleada contra o Maringá pela 2ª fase da Copa do Brasil, um empate e uma derrota, contra o Flamengo, pela 17ª rodada do Brasileirão. Essa será a primeira partida do Cruzeiro arbitrada por Abatti na temporada.