O Atlético vive um momento muito delicado no Campeonato Brasileiro. Com uma vitória nos últimos oito jogos, o Galo está a apenas dois pontos da zona de rebaixamento. Diante disso, o departamento de matemática da UFMG calcula que o clube hoje tem quase o dobro de chances de cair do que ir à próxima Libertadores via liga nacional.

Com 24 pontos em 20 rodadas, o Atlético ocupa a 14ª colocação, com dois pontos a mais que o Vitória, primeiro time dentro do Z4. Diante desse cenário, a UFMG calcula que o Galo tem 11.4% de probabilidade de ser rebaixado, sendo o 10° clube com maior percentual no momento.

As chances de queda são quase o dobro das chances do Galo conseguir vaga na próxima Libertadores via Brasileirão, já considerando um cenário de G8. Para a UFMG, o Alvinegro tem apenas 6% de probabilidade de terminar entre os oito primeiros.

Vale lembrar que o Atlético tem dois jogos a menos para fazer no Brasileirão, ambos em casa contra Sport e Fortaleza, times do Z4. Ou seja, provavelmente dois confrontos diretos contra a zona da degola. Ainda não há definição de quando essas partidas vão acontecer.

O Atlético optou por interromper o trabalho de Cuca e mudar o comando técnico do time na busca por mudanças e uma melhora no time. O novo comandante caminha para ser o argentino Martín Anselmi, ex-Porto.