O Atlético está próximo de acertar a contratação de Martín Anselmi, treinador argentino de 40 anos, para assumir o comando do clube nos próximos dias. O técnico teve trabalho recente “sensacional” no Cruz Azul, do México, fazendo o clube ter a melhor campanha da história do país, como destacou Lucas Gabriel, dono do perfil Liga MX Brasil, a O TEMPO Sports.

Lucas é dono do maior perfil sobre o futebol mexicano no Brasil e acompanhou com afinco o trabalho de Martin Anselmi no Cruz Azul, que foi justamente o que levou ele até a Europa recentemente, treinando o Porto, gigante português.

Basicamente o trabalho do Anselmi no Cruz Azul foi sensacional. Fez a melhor campanha da história da primeira fase da Liga MX. Porém, esbarrou no América do (André) Jardine no mata-mata. Seus times são super ofensivos. Sempre montados com uma linha de três zagueiros e revezando entre um 3-4-2-1 e um 3-5-2 com uma trinca de meias”, explicou Lucas a O TEMPO Sports.

Anselmi deixou o Cruz Azul no início de 2025, com 28 vitórias, 10 empates e 12 derrotas em 50 jogos. Apesar de não ter conseguido o título da liga mexicana por conta de uma queda no mata-mata, ele fez o clube ter um dos melhores desempenhos nacionais, que foi coroado meses depois, já sem o argentino, com o título da Concacaf Champions League, principal título do futebol na América do Norte.

Lucas Gabriel ainda contou à reportagem que Anselmi costuma rodar muito o time, seja os jogadores ou as funções deles, dando exemplos do que pode acontecer no Atlético: “Ele roda bastante o time. Quando não em peças, roda em funções. Trazendo pro Galo, é bem possível que Scarpa e Cuello sejam coringas desse time, podendo jogar em mais de uma posição a depender do adversário”.

No caso de Scarpa, ele pode aparecer como ala, 3° meia ou falso ponta pela direita. Já Cuello poderia ser ala pela direita, dupla de ataque com Hulk ou ponta. Outro jogador que deve ganhar mais destaque é Everson: “Vai ser cada vez mais utilizado com os pés e jogar mais adiantado”, disse o dono da página mexicana.

Vale lembrar que Anselmi foi auxiliar de Gabriel Milito, ex-Atlético, e já afirmou que aprendeu muito com o treinador, em quem se inspira muito, assim como em Guardiola.

Paciência será fundamental

Lucas Gabriel ainda destacou para O TEMPO Sports que entende a escolha do Atlético como certa, mas que vai ser preciso ter paciência e dar a chance de Anselmi, no mínimo, fazer uma pré-temporada.

“Acho um enorme acerto do Atlético, porém, é preciso ter paciência com o trabalho que ele vai implementar. Ele vai pegar um time em dificuldades faltando 3 meses para acabar o ano. O ideal é, no mínimo, garantir que ele faça uma pré-temporada ano que vem”, declarou.