Em negociações avançadas para assumir o comando do Atlético, o jovem técnico Martín Anselmi não é tão conhecido do futebol brasileiro, mas tem relações próximas com o ex-Galo Gabriel Milito, já que foi auxiliar dele no início da carreira. O treinador também já revelou ter feito uma loucura para ver o time de Marcelo Bielsa jogar.
Anselmi foi auxiliar de Gabriel Milito no Independiente por duas vezes: uma no time B e outra no time principal. Ao projeto Coaches Voice, Martín não poupou elogios ao ex-treinador do Galo e o comparou com Guardiola.
“O Milito me deu a chance de trabalhar no futebol profissional pela primeira vez. E ele também abriu muito a minha cabeça. Eu gostava do futebol posicional, e ele havia jogado por cinco anos na mãe do futebol posicional: o Barcelona de Guardiola. Ele trazia tudo isso consigo. Conversar com Gabi no dia a dia, e ver como planejava os jogos, foi um pouco como estar com Guardiola”, afirmou.
Anselmi é um jovem treinador, tem apenas 40 anos, mas já coleciona dois grandes trabalhos. Um deles no Independiente del Valle, onde conquistou quatro títulos, incluindo a Copa Sul-Americana de 2022. O outro no Cruz Azul, do México, onde atraiu interesse da Europa e foi ao Porto, seu último clube, no qual não conseguiu desenvolver um bom trabalho.
Loucura por Bielsa
Marcelo Bielsa é um dos técnicos mais venerados por outros treinadores, principalmente os sul-americanos e espanhóis. Com Martín Anselmi não foi diferente, e ele até fez uma loucura para ver o time do experiente técnico argentino jogar.
Após assistir a uma partida do Athletic Bilbao (ESP) de Bielsa contra o Manchester United (ING) de Alex Ferguson, o ainda estudante decidiu que precisava ver a equipe do argentino ao vivo. Para isso, precisou abrir mão de um item valioso.
“Fiquei tão emocionado com aquele duelo, que decidi viajar da Argentina a Bilbao para ver a final da Copa do Rei daquela temporada (2011/12), disputada entre o time de Bielsa e o Barcelona, de Pep Guardiola. Mas havia um dilema: para pagar a passagem, seria preciso vender a minha moto. Tive que escolher, e optei pela viagem. Naquele ano, o Athletic também chegou à final da Liga Europa”, relembrou Anselmi ao Coaches Voice.
Números da carreira de Martin Anselmi
- Porto: 21 jogos - 10 vitórias - 6 empates - 5 derrotas
- Cruz Azul: 50 jogos - 28 vitórias - 10 empates - 12 derrotas
- Independiente del Valle: 75 jogos - 47 vitórias - 10 empates - 18 derrotas - Campeão da Sul-Americana (2022), da Copa do Equador (2022), da Supercopa do Equador (2023) e da Recopa Sul-Americana (2023)
- Unión la Calera: 15 jogos - 3 vitórias - 8 empates - 4 derrotas