O zagueiro Iván Román, do Atlético, fez sua estreia pelo time principal do Chile na noite desta quinta-feira (4/9). Aos 19 anos, foi titular em pleno Maracanã no jogo contra a seleção brasileira. Apesar da derrota por 3 a 0, o jovem defensor ganhou muitos elogios do treinador Nicolás Córdova e dos chilenos nas redes sociais.

Córdova explicou que não teve dúvidas em colocar Román como titular para fazer sua estreia contra o Brasil, e elogiou o desempenho do jovem zagueiro, mesmo com a derrota por 3 a 0. 

“Em nenhum momento, desde que começamos a planejar a partida, tivemos dúvida de colocá-lo. Estou muito contente com sua estreia, creio que foi muito bem. É um jogador que tem uma carreira inteira pela frente e tem que melhorar muitas coisas, mas está em um bom caminho”, destacou.

O treinador afirmou a escolha pelo zagueiro do Atlético se dá por uma qualidade que eles perceberam desde quando começaram a treiná-lo: “Colocamos porque uma das maiores qualidades que ele tem desde que começamos a treiná-lo, há dois anos, e que vimos no Palestino, é que ele é extremamente competitivo. Ele demonstrou isso hoje. Uma das coisas mais importantes do alto rendimento é ter uma mentalidade como a dele”, afirmou.

Iván Román é tratado como uma das maiores joias do futebol chileno, que tem passado por problemas em ter uma nova “safra” de jogadores nos últimos anos, não à toa, é o último na classificação das Eliminatórias, já sem chances de ir à Copa do Mundo de 2026. Por isso, o zagueiro recebe tanto holofote em seu país, e mais ainda agora que estreou na seleção principal.

O defensor passou por todas as etapas das seleções chilenas: sub-15, sub-17, sub-20 e agora a principal. Ele chegou ao Atlético no início de 2025 após se destacar pelo Palestino. No entanto, recebeu poucas oportunidades com o técnico Cuca, atuando em apenas sete jogos. Agora com Sampaoli, é esperado que ele atue por mais vezes e alcance o potencial que parece ter.

Nas redes sociais

Os elogios a Iván Román não se restringiram ao treinador, o zagueiro também foi muito elogiado nas redes sociais, tanto por atleticanos quanto por chilenos. Muitos destacaram que, apesar da derrota, o defensor se portou bem e teve personalidade, principalmente pelo tamanho do adversário e por ser sua estreia.