O Atlético segue a preparação para o decisivo jogo contra o Cruzeiro na próxima quinta-feira (11/9), pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Precisando reverter o 2 a 0 da ida, o Galo conta com a novidade do técnico Jorge Sampaoli, que retorna ao clube após quase cinco anos e já enfrentou o time celeste três vezes, mas nenhuma pelo alvinegro.

Apesar de ter sido treinador do Atlético durante a temporada 2020, Sampaoli nunca enfrentou o Cruzeiro no comando do clube. Ele chegou ao Galo na semana do clássico da primeira fase do Campeonato Mineiro daquele ano e assistiu ao jogo, que terminou 2 a 1 para o time atleticano, do camarote do Mineirão. Depois, os times não se enfrentaram mais, já que a Raposa não chegou nas fases finais do estadual e estava na Série B do Brasileirão.

No entanto, Sampaoli já enfrentou o Cruzeiro três vezes, duas no comando do Santos, em 2019, e uma pelo Flamengo, em 2023. Todos os jogos pelo Campeonato Brasileiro. O retrospecto é equilibrado: uma vitória, um empate e uma derrota.

O primeiro duelo foi no Brasileiro de 2019, com vitória do Cruzeiro por 2 a 0 contra o Santos no Mineirão. No returno, o Peixe deu o troco e venceu por 4 a 1, contribuindo para a sequência final sem vencer da Raposa, que decretou o rebaixamento para a Série B. A última vez que Sampaoli enfrentou o time celeste foi no Brasileirão de 2023, pelo Flamengo, no empate por 1 a 1 no Maracanã.

Sampaoli vs Cruzeiro

  • Cruzeiro 2x0 Santos - Brasileiro de 2019
  • Santos 4x1 Cruzeiro - Brasileiro de 2019
  • Flamengo 1x1 Cruzeiro - Brasileiro de 2023