A próxima quinta-feira (11) promete ser de nervos à flor da pele para o técnico Jorge Sampaoli. No duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no Mineirão, às 19h30, o treinador do Atlético vai encarar um cenário de tripla estreia.

Ele não apenas comandará o Galo contra o Cruzeiro pela primeira vez, como também terá seu primeiro confronto direto com o técnico português Leonardo Jardim e, de quebra, sentirá a pressão de uma arena lotada e exclusivamente com a torcida rival.

O Galo de Sampaoli em 2020 não teve a experiência de jogar com o estádio lotado devido à pandemia da Covid-19. Agora, a partida no Mineirão será o primeiro jogo de Sampaoli, como treinador do Galo, em uma arena completamente cheia, e com a pressão extra de jogar como visitante.

Um clássico que Sampaoli nunca viveu

Apesar de ter sido o treinador do Atlético durante toda a temporada de 2020, Sampaoli nunca enfrentou o Cruzeiro. Na época, a Raposa disputava a Série B do Campeonato Brasileiro.

A única vez que os times se encontraram, pelo Campeonato Mineiro, o argentino assistiu à vitória alvinegra por 2 a 1 de um camarote, recém-chegado ao clube. 

Duelo europeu que não aconteceu

O jogo no Mineirão também marcará o primeiro encontro oficial entre Sampaoli e Leonardo Jardim. A rivalidade tática entre os dois era aguardada na Liga dos Campeões da Europa de 2017.

Naquela temporada, Sampaoli comandava o Sevilla, enquanto Jardim estava à frente do Monaco. O destino, no entanto, impediu que eles se cruzassem.

O time de Sampaoli foi eliminado nas oitavas de final pelo Leicester City, enquanto o Monaco de Jardim chegou às semifinais, mas enfrentou Manchester City, Borussia Dortmund e Juventus, sem cruzar o caminho da equipe espanhola.