A tensão toma conta de Belo Horizonte. O clássico que decide uma vaga nas quartas de final da Copa do Brasil 2025 está a dias de acontecer, e a vantagem é do Cruzeiro.


Após o triunfo por 2 a 0 na Arena MRV, a Raposa entra em campo no Mineirão, na próxima quinta-feira (11), às 19h30, com a tranquilidade de quem pode até perder por um gol de diferença. 


No entanto, no futebol, nada está garantido. Mas se a história serve de guia, o torcedor celeste pode respirar aliviado: a vantagem construída é um amuleto.


Um levantamento de dados, focado exclusivamente na trajetória do Cruzeiro na Copa do Brasil, mostra um retrospecto perfeito. O placar de 2 a 0 no jogo de ida é um símbolo de segurança para o clube.


Em todas as vezes que a Raposa construiu essa vantagem, a classificação foi confirmada no jogo de volta. O time celeste jamais foi eliminado da competição após um triunfo por dois gols de diferença na partida inicial de um mata-mata.


Um histórico de sucesso


A seguir, os duelos em que o Cruzeiro venceu o jogo de ida de um mata-mata da Copa do Brasil por 2 a 0 e, consequentemente, garantiu sua vaga na fase seguinte:

  • 1998: Semifinais
    Cruzeiro 2 x 0 Vasco (jogo de ida)
    Vasco 0 x 0 Cruzeiro (jogo de volta)

  • 2000: Semifinais
    Cruzeiro 2 x 0 Santos (jogo de ida)
    Santos 2 x 2 Cruzeiro (jogo de volta)