Terão início nesta terça-feira (28) os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, e o Atlético, um dos favoritos à conquista da "Glória Eterna" é quem vai abrir esta fase. Confronto será contra o Emelec, às 19h15 (de Brasília), em Guayaquil, no Equador.

Vindo de um grupo mediano, com América, Independiente del Valle e Tolima, o Galo conseguiu se classificar em primeiro lugar, com 11 pontos, a mesma quantidade que esse último — os colombianos, inclusive, se classificaram após vitória sobre o time alvinegro por 2 a 1 em pleno Mineirão. Derrota fez o Atlético ser apenas o 5º na classificação geral.

Apesar do contexto geral do time não ser considerado espetacular em 2022, o momento atual está propício. Após pressão sobre o trabalho do técnico Turco Mohamed, o Galo emplacou uma série de três vitórias, sendo duas delas sobre o Flamengo, uma pelo Campeonato Brasileiro e outra pela Copa do Brasil, e a última diante do Fortaleza, em uma virada histórica de 3 a 2.

Há cinco desfalques certos para esta partida: o volante Jair, o meia Matías Zaracho e o atacante Keno seguem no Departamento Médico; o lateral-direito Mariano foi liberado após perder a mãe; já o volante Neto, que não costuma ser titular, apresentou sintomas gripais e foi cortado do evento.

Por outro lado, o astro Hulk deve voltar a ser titular. Com um problema no pé, o atacante foi poupado do jogo contra o Fortaleza, no último final de semana, mas se recuperou e viajou para o próximo confronto.

Emelec

O time equatoriano vem de um limbo de exatamente um mês. Por causa da pausa do meio da temporada, o último jogo oficial foi um empate em 1 a 1 com o Club Técnico Universitário, pelo Campeonato Equatoriano, o qual está em 6º lugar. A campanha irregular no primeiro turno pressiona o treinador espanhol Ismael Rescalvo por uma vitória no jogo de ida.

O Emelec se classificou em segundo lugar no grupo que tinha o Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores e que venceu todos os seis jogos; também havia o Deportivo Táchira e o Independiente Petrolero.

Assim como o Atlético, a equipe sofre com as baixas. Os zagueiros Joel Quintero e Aníbal Leguizamón tiveram lesões no joelho. Além disso, o também defensor Gustavo Canto deixou a equipe, enquanto o atacante João Joshimar Rojas está sendo negociado. A imprensa equatoriana noticia que não houve reforços à altura.

Mais informações

Ao contrário da fase preliminar e da fase de grupos, as oitavas de final contam com a presença do VAR. Outra novidade é um famoso critério de desempate: os gols marcados fora de casa. Ao contrário dos anos anteriores, balançar as redes longe de seu estádio não é vantagem para as equipes na hora da classificação.

O jogo da volta está marcado para a outra terça-feira, dia 5 de julho, no mesmo horário, no Mineirão, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

O quê: Emelec x Atlético

Motivo: ida das oitavas de final da Copa Libertadores

Quando: terça-feira, 28 de junho de 2022, às 19h15 (de Brasília)

Onde: estádio George Capwell, em Guayaquil-EQU

Provável Emelec: Pedro Ortiz; Bryan Carabalí; Marlon Mejía, Eddie Guevara e Bruno Pittón; Dixon Arroyo, Sebastián Rodríguez, José Cevallos e Alexis Zapata; Jackson Rodríguez e Alejandro Cabeza. Técnico: Ismael Rescalvo

Provável Atlético: Everson; Guga, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Otávio e Nacho Fernández; Ademir, Eduardo Vargas e Hulk. Técnico: Antonio Turco Mohamed

Arbitragem: Fernando Rapallini (ARG); Juan Belatti (ARG) e Diego Bonfa (ARG). VAR: Victor Carrillo (PER)

Transmissão: ESPN, Star+ e rádio Super