PROTAGONISTA

Com Milito e novo esquema, Scarpa participa de gol a cada 60 minutos

Atuando como ala, o jogador já marcou seis gols e deu duas assistências no Atlético desde a chegada do treinador argentino

Por Gabriel Ronan
Publicado em 28 de abril de 2024 | 09:28
 
 
 
normal

O Atlético tem um novo protagonista na temporada. Após um início em “marcha lenta” com Luiz Felipe Scolari, Gustavo Scarpa participa de um gol a cada 60 minutos desde a chegada do técnico argentino Gabriel Milito. São seis gols e duas assistências, entre partidas do Campeonato Mineiro, da Libertadores e do Brasileirão. 

O crescimento passa diretamente pela mudança de posicionamento de Scarpa. Com Felipão, o Atlético alternava entre dois esquemas táticos: 4-4-2 ou 4-2-3-1, nos quais o craque do Brasileirão de 2022 jogava mais longe do gol. Já com Gabriel Milito, o time atua no 3-5-2, no qual Scarpa atua pelas alas, com mais liberdade e mais perto da meta adversária. 

Com Scolari, o jogador atuou por quase 700 minutos sem participar de um único gol. É verdade que se tratava de um início de temporada, quando os atletas ainda não estavam no melhor de suas formas físicas. Ainda assim, todos esses jogos foram contra times do Campeonato Mineiro, portanto havia grande diferença técnica do Atlético para os adversários. 

Com Milito, Scarpa marcou contra o Cruzeiro, Rosario Central, Peñarol (duas vezes), Criciúma e Cuiabá. Também deu duas assistências contra a Raposa. Ele participou diretamente de um gol em todas as partidas que começou como titular. Nos nove jogos desde a chegada do argentino, o atleta começou jogando em cinco. 

"O Gustavo tem muita qualidade, inteligência e compreensão do jogo. Ele nos dá muitas soluções por dentro e por fora. Até agora, ele não atuou por dentro, mas também é uma possibilidade. São poucos os jogadores que podem atuar em diferentes posições com a mesma efetividade, mas considero que o Scarpa é um desses", disse Gabriel Milito na entrevista coletiva desse sábado (27), após a vitória por 3 a 0 contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, pelo Brasileirão.

Paulinho também cresce

A melhora ofensiva do Atlético não se restringe apenas a Scarpa. Desde que Gabriel Milito chegou, o atacante Paulinho também voltou a brilhar. O artilheiro do Brasileirão do ano passado havia marcado dois gols e dado uma assistência com Scolari em 801 minutos jogados no Campeonato Mineiro, o que dava a ele uma participação em gol a cada 267 minutos, cerca de três jogos. 

Já com o argentino, Paulinho tem uma média superior a uma participação de gol por jogo. Em 759 minutos jogados, ele marcou seis gols e deu três assistências: uma contribuição direta a cada 84 minutos. O artilheiro balançou as redes contra Caracas (duas vezes), Rosario Central, Peñarol, Cruzeiro e Cuiabá. Ainda deu passes decisivos contra o Cruzeiro, Cuiabá e Peñarol.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!