Nacho Fernández viveu altos e baixos com a camisa do Atlético nesta temporada, assim como todo elenco. O argentino, que amargou o banco de reservas no meio da temporada, acabou virando notícia durante 2022 por assuntos que o envolveram fora de campo. O Tempo Sports faz uma retrospectiva dos jogadores do Galo nesta temporada. Este é o momento de Nacho. 

Dívida River e transfer ban 

Uma das únicas contratações feitas pelo Galo que envolveu dinheiro desde 2021 - além dele, apenas Fábio Gomes -, Nacho virou centro de um problema financeiro do clube. Endividado, o Atlético não conseguiu cum prir o acordo de pagamento com o River Plate, referente a Nacho Fernandez. 

Todo o imbróglio começou em abril, quando o River afirmou que o Galo não havia feito o pagamento pelo atleta. O Atlético reconheceu a dívida e fez o planejamento para pagar, mas não conseguiu. Foi então que, em outubro, o clube alvinegro recebeu um transfer ban, punição da Fifa que impede a contratação de novos jogadores. 

Banco

Já na reta final de trabalho do técnico Antonio Turco Mohamed, Nacho foi perdendo espaço. Na estreia de Cuca, contra o Internacional, o novo treinador bancou a titularidade do argentino e o resultado foi ruim. O Galo perdeu por 3 a 0, com todos os gols sofridos no primeiro tempo. Naquela partida, a defesa alvinegra foi praticamente um desastre, e Nacho não ajudou também. 

Em um dos gols sofridos, o meia que deu origem à jogada, ao perder a bola no meio-campo. Nacho, então, foi substituído por Cuca no intervalo. Depois, acompanhou muitas partidas no banco de reserva, aparecendo no segundo tempo. Nos jogos finais, voltou ao protagonismo e foi titular. Ao todo, foram 57 jogos, nove gols e 10 assistências. 

Amistoso que rendeu  

Em setembro, quando a fase do Atlético já não era nada boa e a torcida pegava muito no pé, Nacho foi liberado pelo clube para a disputa de um amistoso na Argentina. O meia ficou de fora de dois dias de treinamentos no Galo e muitos torcedores criticaram a decisão do clube em liberar o atleta. 

Atrito com Cuca? 

Enquanto estava na Argentina, um repórter do país chegou a dizer que Nacho tinha interesse em voltar a atuar pelo River Plate, porque teria um desentendimento com o técnico Cuca. O jogador negou qualquer dificuldade em se relacionar com o comandante e afirmou que permaneceria no Galo.