Até o momento, o Campeonato Brasileiro tem a maior média de gols marcados nos últimos 15 minutos de jogo, conforme dados do Footsats (158 gols). E quem mais vem sofrendo com isso é o Atlético. O clube, ao lado do Sport, lidera o ranking de equipes que mais sofreram gols nos momentos finais dos confrontos pelo Brasileirão, somando 12 no total. A derrota contra a Chapecoense, por exemplo, veio aos 47 minutos do segundo tempo.
A história de sair derrotado ou tomar o gol de empate no “apagar das luzes” é recorrente para o alvinegro nesta edição da Série A. Essas situações também se repetiram contra Vasco, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Bahia e Internacional. Com esses pontos importantes que ficaram pelo caminho, o Atlético estacionou na sexta posição, com 45 pontos, vem se distanciando cada vez mais dos primeiros colocados e já começa a se preocupar com os clubes que vem abaixo, como o Santos, que já tem 39 pontos.
Curiosamente, os 15 minutos finais que mais tem prejudicado o Galo na Série A também trazem um ponto positivo. O alvinegro, ao lado da Chapecoense, é o time que mais marca gols no “apagar das luzes”. Já foram 13 até o momento. Nesse contexto, somente em dois jogos os atleticanos decretaram a vitória no fim: contra Corinthians e Ceará. Diante de América, Fluminense, Santos, Botafogo e Atlético-PR, o Atlético marcou no fim, mas o triunfo já estava garantido.
Os outros gols marcados e sofridos no fim dos jogos pelo Galo não alteraram os resultados finais das partidas.