O Atlético, que enfrenta nesta terça (5) o Emelec, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores, no Mineirão, tem a seu favor um retrospecto muito positivo: o Galo nunca foi derrotado em casa em uma partida dessa etapa na competição. Para se classificar, o Atlético precisa de uma vitória simples, já que ficou no 1 a 1 na partida de ida, na última semana, em Guayaquil. Relembre o retrospecto alvinegro nas oitavas de final da Libertadores.
- 2021 - o Atlético eliminou o Boca Juniors, após dois empates em 0 a 0. Em Belo Horizonte, com atuação decisiva de Everson, o Galo eliminou os argentinos nos pênaltis, no Mineirão.
- 2017 - o Galo não perdeu em casa, mas foi eliminado pelo Jorge Wilstermann, da Bolívia, após outro empate em 0 a 0 no Mineirão. Na ida, em Cochabamba, derrota por 1 a 0.
- 2016 - uma vitória de 2 a 1 sobre o Racing, da Argentina, no estádio Independência, cravou a vaga alvinegra nas quartas, após 0 a 0 no jogo da ida.
- 2015 - o empate em 2 a 2 com o Internacional, também no Horto, foi um resultado ruim, já que sofreu dois gols e precisava vencer no Beira-Rio. Deu Inter no Sul, por 3 a 1.
- 2014 - outro empate, desta vez em 1 a 1, contra o Atlético Nacional, depois de uma derrota por 1 a 0 em Medellín, selou a eliminação no estádio Independência.
- 2013 - uma das maiores exibições do Atlético em toda sua história na Libertadores: a goleada por 4 a 1 diante do São Paulo, no Independência, com três gols de Jô, colocou o Galo nas quartas.
- 2000 - o Galo largou na frente do Athletico-PR com uma vitória por 1 a 0, com gol de Guilherme, no Mineirão. Depois a vaga foi garantida nos pênaltis, em Curitiba.
No total, em sete jogos, foram três vitórias e quatro empates em Belo Horizonte como mandante nas oitavas de final. Retrospecto mais do que favorável. E vale lembrar que, em fases de mata-mata, jogando na capital mineira, o Galo também não foi derrotado. Em 2000, 2013, 2016 e 2021, nas quartas, foram duas vitórias e dois empates.
Nas outras participações do Galo na Libertadores, o time foi eliminado na primeira fase em 1972, 1981 e em 2019. Em 1978, a equipe se classificou para a segunda etapa, que era a semifinal, mas disputada em um triangular.