Na derrota do Atlético para o Corinthians domingo (24), o zagueiro Balbuena foi atingido por uma garrafa arremessada por um torcedor que estava na arquibancada do Mineirão, logo após o gol da virada. O árbitro Ramon Abatti Abel relatou a ocorrência em súmula e, com isso, o Galo pode ser punido.
Leia mais: Galo não mata jogo, sofre virada relâmpago e perde para o Corinthians
Conforme relatado em súmula, uma garrafa plástica foi arremessada dentro do campo de jogo, vindo da direção da torcida do Atlético, aos 41 minutos do segundo tempo. O objeto atingiu um jogador durante a comemoração do gol corintiano e um boletim de ocorrência também foi feito.
“Uma garrafa plástica contendo um líquido incolor pela metade na direção dos atletas da equipe visitante que estavam comemorando o gol, atingindo o senhor Fabian Cornelio Balbuena Gonzales, de número 31. Informo que foi confeccionado um boletim de ocorrência, sendo que o mesmo foi enviado pelo Pedro Magalhães, diretor do Atlético Mineiro, ao delegado da partida, senhor Olavo Guilherme, onde o mesmo remeteu via WhatsApp para arbitragem”, escreveu Ramon Abatti.
De acordo com o artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Galo poderá ser julgado e punido. A pena é de multa que varia de R$100 a R$100 mil. Também segundo o artigo do CBJD, se o autor for identificado, o Atlético pode não ser punido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
“3º A comprovação da identificação e detenção dos autores da desordem, invasão ou lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”, determina o CBJD.