Campeão da Libertadores com o Galo em 2013, o ex-jogador Gilberto Silva recordou a emoção em torno da grande finalíssima contra o Olimpia, no Mineirão. Ele contou uma das passagens que sempre é lembrada pelos jogadores daquele elenco, de uma conversa que o veterano atleta teve com o grupo no intervalo, pouco antes da subida para o gramado. As palavras de Gilberto parecem ter incentivado o grupo, que lutou para levantar o inédito título da Libertadores. 

Antes mesmo de definir pela ida ao Galo, Gilberto revelou que tinha dito à sua esposa que voltaria para BH para ser campeão da Libertadores com o clube alvinegro, responsável por lhe dar projeção internacional e também na seleção brasileira. 

"Eu já tive grandes conquistas na minha carreira, mas conquista como foi a Libertadores é inexplicável. Cada mata-mata que tivemos foi uma história e um enredo diferente. Para o Atlético ter uma conquista como a Libertadores tinha que ser daquele jeito, marcante. Estava no Grêmio, mas o time vinha em um processo de mudança, novo presidente, um clima confuso. Falei com a minha esposa sobre a proposta do Atlético, mas ela deixou isso na minha mão. Quando ela me deu essa liberdade, afirmei para ela 'vamos voltar para BH para sermos campeões da Libertadores'. Antes de assinar meu contrato eu falei isso com ela. E assim foi", disse Gilberto Silva, em live do programa "Abrindo o Jogo" da TV Horizonte.

Na sequência, ele contou a história do famoso discurso. Sabedor que não jogaria com tanta frequência, Gilberto Silva pediu aos companheiros atleticanos que também dividissem aquele momento com ele. Era um sonho pessoal do veterano atleta ter no currículo uma conquista de Libertadores. 

"Sabia que eu não ia jogar muito, mas queria essa experiência. Nesse jogo particularmente (a grande final), eu desci junto com o grupo, para o vestiário, e fiquei na porta. O Cuca ficou falando com os jogadores, fiquei atrás dele, mas não fiquei muito satisfeito com a reação dos jogadores. Antes de subir para o gramado, e os chamei para a sala de aquecimento, e disse para eles que era um momento único na vida de cada um deles, tirando aquele estádio, mais de 60 mil pessoas lá dentro, existiam muitas pessoas que acreditavam neles, milhares de pessoas que confiavam no potencial deles. Falei para eles não deixarem aquilo passar, que fizessem aquilo para eles, pela torcida, pelo clube, pelas famílias deles e se eles pudessem dividir comigo um pouco daqulo eu ficaria muito feliz, porque eu sabia que meu ciclo estava se encerrando. Não sei se isso mudou os jogadores, mas eles entraram com muita gana e vimos como tudo aconteceu", recorda o ex-jogador. 

Gilberto Silva se aposentou do futebol no fim de 2015. No currículo, se destacam os títulos da Série B do Brasileiro, o Campeonato Grego, o Campeonato Inglês, a Taça Libertadores, e a Copa do Mundo de 2002.