Após a vitória sobre o Emelec, por 1 a 0, no Mineirão, e a classificação para as quartas de final da Libertadores, o Atlético agora só volta a campo pela competição na primeira semana de agosto.
A Conmebol prevê entre os dias 2 a 4 de agosto, a realização dos jogos de ida das quartas de final da Libertadores 2022. As partidas decisivas de volta da próxima fase do torneio serão na semana seguinte: de 9 a 11 de agosto. Os horários das partidas ainda não foram estabelecidos.
O rival do Galo nas quartas de final da Libertadores 2022 sairá do duelo entre Palmeiras e Cerro Porteño, do Paraguai. O mata-mata entre as duas equipes será definido nesta quarta-feira (6), na partida no Allianz Parque, às 19h15, em São Paulo. No jogo de ida, o Palmeiras venceu a equipe paraguaia, em casa, por 3 a 0.
Galo poderá inscrever reforços na Libertadores
Para as quartas de final, o Atlético poderá inscrever na Libertadores os quatro atletas contratados neste meio de temporada para reforçar a equipe. Além do zagueiro Jemerson, o clube trouxe os atacantes Pedrinho, Pavón e Alan Kardec.
Último reforço anunciado pelo Atlético, Cristian Pavón tem uma punição de seis jogos para cumprir, emitida pela Conmebol, após confusão em julho de 2021, no Mineirão, onde o atacante foi um dos protagonistas. Por conta do gancho, a princípio, o atacante não poderá disputar a Libertadores pelo Galo nesta temporada.
Clube pode tentar anular punição de Pavón
No entanto, segundo o advogado Gustavo Lopes, especialista em direito desportivo, o Atlético pode conseguir reverter a situação.
“O Boca é o time que Pavón jogava. O Pavón somente pode praticar futebol profissional pelo Boca. Ao inscrever os atletas, o Boca analisou: ‘eu não vou inscrever o Pavón, porque se eu inscrever, eu vou perder uma vaga, já que ele não pode jogar’. O objetivo da pena foi que ele não disputasse a Libertadores. O objetivo foi alcançado? Acredito que sim, porque o Boca não inscreveria o atleta à toa”, disse. Para Lopes, Pavón já cumpriu a pena, não disputando a Libertadores neste primeiro semestre.