O ano de 2023 começa como sendo a temporada que marcará a transformação do Atlético em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Nos próximos meses, o clube pretende concluir o processo e anunciar o investidor, além dos moldes em que a SAF será implementada.
O Galo lançou na última semana um hotsite em que apresenta ao torcedor as informações sobre o que pretende com a SAF atleticana. Para acessar o hotsite, basta clicar aqui.
Porém, as explicações que o clube pode explicitar são somente a idealização e premissas para a transformação do clube em sociedade anônima. Afinal, o clube se encontra no período de confidencialidade em meio à proposta não-vinculante que tem em mãos.
O Tempo Sports traz o que se sabe sobre o processo de SAF no Galo:
Adesão à Lei da SAF
Na quarta-feira (7), em setembro, o Atlético votou e aprovou a adesão do clube à lei 14.193/2021, que autoriza os clubes brasileiros a se tornarem Sociedade Anônima do Futebol. Este foi o primeiro passo formal para a implantação do novo sistema no clube alvinegro.
Procura por investidores
No processo de encontrar um sócio, o Galo conta com a assessoria financeira de duas empresas, a EY e BTG.
"Foram mais de 100 investidores acessados, chegamos a oito ofertas não vinculantes, depois caminhamos para um fundo que entendemos representar o que a gente busca como a SAF ideal", declarou Rafael Menin, membro do órgão colegiado.
Investidor
Especula-se que um fundo de investimentos norte-americano liderado pelo empresário e investidor Peter Grieve, responsável pelo “The Football Co”, é um dos favoritos para adquirir o alvinegro. Foi dono de um clube no Zimbábue até 2017, outro em Gibraltar e tentou sem sucesso comprar o Hull City.
Proposta não-vinculante
Proposta que revela intenções das partes na negociação, mas que ainda não há a obrigação da negociação acontecer.
Possível divisão de cotas
O time mineiro também tem algumas diretrizes manter um time protagonista e, ao menos, 30% das ações continuarem pertencentes à Associação.
A Arena MRV e outros ativos do clube, como a Cidade do Galo, por exemplo, não estão inclusos, sendo a venda feita por 50% + 1 ações do clube ao investidor.
Há a possibilidade da porcentagem restante ser direcionada a membros do órgão colegiado, que aportaram milhões para a montagem do elenco em 2020.
Prazo para transforação em SAF
A SAF do Galo está a detalhes de ser concluída, estando até prevista no orçamento do clube para 2023, prevendo abatimento de dívidas, que estão na casa dos bilhões e serão abatidas periodicamente, e investimentos no futebol do clube.
A apreciação e votação do Conselho Deliberativo está previsto para fevereiro ou no máximo até março.