Se o objetivo do Cruzeiro era levar um bom resultado do Brasil para a Argentina e encaminhar a vaga na final da Sul-Americana, o mesmo foi fracassado. Jogando no Mineirão lotado, na noite desta quarta-feira (23/10), o time empatou por 1 a 1 com o Lanús, em jogo válido pela ida da semifinal.

Após uma primeira etapa sofrível, o gol celeste foi marcado no início do segundo tempo, pelo atacante Kaio Jorge. O empate veio da cabeça de Carrera, em meados da segunda etapa, após cobrança de escanteio.

Com esse placar, só o triunfo interessa na próxima semana, quando a Raposa visitará a equipe argentina, para estar na grande decisão. Em caso de novo empate, a decisão de quem enfrentará Corinthians ou Racing em Assunção será nos pênaltis.

Na escalação inicial, uma grata surpresa: Matheus Henrique, que tratava uma lesão muscular no quadril, apareceu entre os titulares. Como o clube adotou o mistério como estratégia, não era público que o meio-campista havia retornado aos treinamentos nos últimos dias.

Atraso

O apito inicial demorou 15 minutos para acontecer, devido à atitude da torcida estrelada na arquibancada. Mesmo após pedido do clube, que já sofreu com punições, dezenas de sinalizadores foram acesos, e a fumaça tomou conta do campo.

Fumaça esteve presente em grande parte do duelo. Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

O jogo

Ao contrário do que se imaginava no primeiro tempo, os mandantes tiveram dificuldades até para ficar com a bola no campo de ataque. Os visitantes pressionavam a saída de bola celeste, enquanto os lances de perigo do Cruzeiro eram escassos.

No segundo tempo, Fernando Diniz resolveu se arriscar, ao tirar um zagueiro (Villalba) e colocar um meia ofensivo (Vital). Logo, a estratégia deu certo.

Aos 4 minutos, após cobrança de falta de Pereira na área, Barreal chutou, mas a bola foi defendida pelo goleiro, que deu rebote para Kaio Jorge, que não perdoou e estufou as redes.

Mas a felicidade não durou. Aos 27 minutos da etapa final, a equipe granate cobrou escanteio na área e Carrera subiu alto para cabecear e empatar a partida. A partir disso, o Cruzeiro tentou se reencontrar no jogo, mas não conseguiu.

Comemoração do gol celeste. Foto: Flávio Tavares/O TEMPO

Futuro

Agora, a decisão de quem ficará com a vaga na final da competição internacional será na Argentina. Na próxima quarta-feira (30/10), a partir das 19h, os times se reencontram no estádio La Fortaleza, em Buenos Aires.

Antes disso, o Cruzeiro terá um compromisso pelo Campeonato Brasileiro, onde está em decadência. No sábado (26/10), o time visita o Athletico em Curitiba, onde o jogo está marcado para as 18h30.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 1 x 1 Lanús

Motivo: ida da semifinal da Copa Sul-Americana

Quando: quarta-feira, 23 de outubro de 2024, às 19h (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba (Mateus Vital) e Marlon; Walace, Matheus Henrique (Fabrizio Peralta) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Vitinho), Álvaro Barreal (Kaiki) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz

Lanús: Nahuel Losada; Juan José Cáceres, Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez e Julio Soler; Bruno Cabrera (Dylan Aquino), Luciano Boggio, Felipe Peña Biafore e Ramiro Carrera (Lautaro Acosta); Marcelino Moreno e Walter Bou (Jonatan Torres). Técnico: Ricardo Zielinski

Arbitragem: Andrés Matonte (URU); Martín Soppi (URU) e Carlos Barreiro (URU). VAR: Nicolás Gallo (COL)

Gols: Kaio Jorge, aos 4' do 2ºT (CRU); Carrera, aos 27' do 2ºT (LAN)

Cartões amarelos: Carrera, Biafore e Acosta (LAN)

Público: 57.158

Renda: R$ 4.011.213,00