Kauã Prates, jogador do Cruzeiro de apenas 16 anos, está no Rio de Janeiro a serviço da seleção brasileira, é não é a sub-17. O lateral-esquerdo está com o Brasil sub-20, que faz treinos preparatórios para o Sul-Americano de 2025, no Peru.

Nascido em 2008 em Montanha, no Espírito Santo, o atleta assinou seu primeiro contrato profissional em setembro deste ano. Na Toca da Raposa desde criança, ele é considerado uma das joias do clube.

Além de integrar a equipe sub-17 celeste, Kauã também participou de jogos do sub-20 em 2024. Ele foi titular do time nos recentes confrontos com o Palmeiras, válidos pela final do Campeonato Brasileiro da categoria e das quartas de final da Copa do Brasil.

Seu desempenho chamou a atenção das comissões técnicas da base e do profissional do Cruzeiro, que o levaram a participar de alguns treinamentos do time principal. Ou seja, o treinador Fernando Diniz tem observado de perto o jovem talento.

Parceiro da fornecedora de material esportivo Adidas, Kauã Prates de Almeida ainda deve ter um caminho a percorrer nas categorias inferiores, visto a concorrência no profissional. Marlon é considerado titular, enquanto Kaiki, cria da Toca, é seu suplente.

Entretanto, entre os jogadores que estão na frente nessa 'fila' para receberam oportunidades, não há laterais-esquerdos. São os casos do lateral-direito Dorival, do volante Jhosefer, do meia Gui Meira e dos atacantes Tevis e Kaíque Kenji.