Depois do anúncio oficial da saída do diretor técnico, Edu dracena, foi a vez do chefe de departamento de scout do Cruzeiro deixar o clube. Rafael Vieira, que foi contratado pela gestão Pedro Lourenço, em maio, encerrou sua segunda passagem pela Raposa. Assim como Dracena, Rafael Vieira justificou sua saída por motivos pessoais.  

O profissional, que foi bicampeão da Copa do Brasil com Mano Menezes nos anos de 2017 e 2018, quando ocupou o cargo de analista de desempenho do clube, agradeceu o carinho de todos os funcionários do clube, da torcida e mandou um recado: ‘Cabuloso vem forte em 2025’. 

Em seu perfil oficial no Instagram, Rafael Vieira, se despediu do clube. “Obrigado, Cabuloso!!!!! Foi uma grande honra vestir teu manto novamente, agradeço a oportunidade e desejo o maior caminho de sucesso e vitórias a diretoria, comissão, staff e jogadores!!!!”, escreveu.  

Rafael Vieira chegou ao clube com o aval de Alexandre Mattos, que trabalhou com o profissional no Athletico Paranaense, entre 2022 e 2023. Antes da Raposa, Vieira foi o gerente do Centro de Inteligência e Análise Desportiva (CIAD) do Coritiba e atuava como um analista de desempenho.  

Rafael Vieira iniciou a carreira no futebol profissional em 2005 e chegou a ser analista da Seleção Brasileira. O profissional também participou da equipe técnica brasileira nas Olimpíadas de Londres em 2012. Antes das conquistas da Copa Brasil pelo Cruzeiro, Rafael Vieira já havia conquistado o mesmo título pelo Flamengo em 2013.